quinta-feira, 1 de julho de 2021

PAISAGEM ORIGINAL

Crónica de hoje, em "A Planície", com uma obra de Álvaro Fialho, no Ateneu Mourense, em pano de fundo.

Terminava o verão de 2010 quando me pus a caminho de Nice. Ia participar num encontro sobre História e Arqueologia da Idade Média, patrocinado por uma fundação. Que tinha sido fundada por Anne Gruner Schlumberger, senhora de uma fortuna inimaginável (Schlumberger é sinónimo de plataformas petrolíferas, ok?).

O encontro não teria público, para minha enorme surpresa. Seriamos nós a falar uns com os outros. Quando agora revejo o programa, não me recordo que estivesse assim tanta gente, mas aparentemente esteve. Éramos uns 20 e estivemos enclausurados na luxuosa herdade durante quase uma semana. Os pormenores do que por lá se passou são desnecessários. O facto para mim mais relevante foi uma simples frase, que me foi disparada num desses dias por Antonio Malpica Cuello, o frenético professor e arqueólogo de Granada. Textualmente, “a lo largo del tiempo, y cuando empezamos a envejecer, pensamos en volver a los sítios de donde hemos salido”. A frase pareceu-me meio estranha, na altura. O António tinha então 60 anos, eu ainda não tinha chegado aos 50. Vivia por esses tempos entre Moura e Mértola, e sentia as duas terras como os meus sítios de origem.

Uma década passou e o António está à beira da jubilação. O meu próprio futuro, que me parecia tão distante, está agora à distância de um braço. Opções profissionais levaram-me, em 2018, a uma curva em 180º. Para trás ficavam quase três décadas entre Moura e Mértola. O distanciamento lisboeta trouxe desafios novos (aos 55 ainda não era tempo de parar, muito longe disso) e trouxe uma certeza. Longínqua e decisiva. Não é tanto a ideia que um dia, assim a saúde o permita, regressarei, regressaremos ao eixo Moura-Mértola (com Trás os Montes pelo meio). É a convicção funda que Moura me continua, nos continua, presente. Com regularidade certa, os trabalhos de investigação histórica e arqueológica se atravessam no caminho. Um livro sobre a Mouraria, outro sobre ossos islâmicos que virá, os estudos sobre toponímia, ainda e sempre a arqueologia no Castelo de Moura. Porquê assim, com tantos outros caminhos? Porque, “a lo largo del tiempo, y cuando empezamos a envejecer, pensamos en volver a los sítios de donde hemos salido”. A verdade é essa.

Neste verão, começarei a regressar um pouco mais. Porque a vacina já está, porque não há o confinamento duro de 2020, oxalá as coisas assim se mantenham, porque tenho saudades da paisagem original. O compromisso político também me fará estar ainda um pouco mais. Agora e sempre. Porque há coisas que não se negam, a começar pela amizade a sério. O André merece esse empenhamento, a minha paisagem original também.

Depois assim continuaremos. Entre as nossas vidas profissionais, os amigos de Moura e a casa de Mértola, os projetos de investigação que serão concretizados (o da água é um, o do Carmo é outro, mais o castelo) e as paisagens originais que nos fazem falta. E de onde, na verdade, nunca saímos. Com Trás os Montes lá ao fundo.

Sem comentários: