sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GEOMETRIA E SILÊNCIO DAS MULHERES NOS TAPETES BERBERES DO MÉDIO ATLAS

O título do post é o título de uma dissertação de mestrado, defendida por Telma Lança, no passado dia 18, na Universidade do Algarve. Um trabalho difícil, fruto de uma investigação que esteve, claramente, mais no domínio da Antropologia que no da História. Tive a rara felicidade de ser o orientador desta investigação. Ou melhor, o co-orientador, porque sem a participação, os conselhos e apoio do arq. José Alberto Alegria dificilmente se teria chegado a um resultado tão convincente.


Espero que o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo seja um ponto de partida mais que um ponto de chegada. O estudo que a Telma Lança efetuou, pleno de dificuldades e de obstáculos, tem um enorme potencial. Oxalá seja o primeiro desbravar de terreno sobre o papel das mulheres na produção dos tapetes e sobre a simbologia destes possa ter continuidade, através de um trabalho de campo mais prolongado.


Geometria e silêncio das mulheres nos tapetes berberes do Médio Atlas obteve a classificação de Muito Bom, por unanimidade. O júri foi presidido pelo Prof. António Rosa Mendes (Univ. Algarve), tendo sido arguente a Profª. Filomena Barros (Univ. Évora). Não foi permitida a participação no júri do arq. José Alberto Alegria, por causa de uma norma imbecil qualquer.


Um belo exemplo de um zemmour

4 comentários:

José Alberto Alegria disse...

Oh estimado Santiago ! Não são as normas que são imbecis, são as pessoas que as querem aplicar ...
Mas, do outro lado da vida, há momentos que nos enchem de felicidade como este da apresentação desta excelente tese da também excelente Telma Lança.

Telma Lança disse...

Não podia estar mais embevecida... Realmente, foi um trabalho difícil, mas que resultou... E resultou, porque foi fruto de uma paixão, de um amor imenso por uma cultura, por um povo, por tapetes e por geometria...
Obrigado pelo apoio, pela insistência e pela confiança... Obrigado "companheiros" desta viagem a "terras da moura encantada".

Anelise Garcia disse...

olá, como posso ler o seu trabalho? fiquei muito interessada. Um grande abraço.
Anelise Garcia
ane.floresta@gmail.com

Anelise Garcia disse...

Olá Telma, como posso ler o seu trabalho?

Um grande abraço.
Anelise Camargo