quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O SÍTIO ONDE NÃO IREI

Não sei bem porquê, mas esta imagem "apareceu-me", de manhã bem cedo. Claude Monet (1840-1926) esteve em Zaandam em 1871. Por lá ficou 4 meses. Esta imagem do canal chega a ter um toque de fauvismo. Bucólica é. Não se consegue identificar o sítio, no meio da monótona regularidade da arquitetura da Zaandam atual. Arrependi-me de ter ido a Hernández à procura de Ansel Adams. Não voltarei a cair na mesma asneira. Antes a distância e o esforço de imaginar como teria sido o sítio.

Alberto Caeiro

Hoje de manhã saí muito cedo,

Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...
Não sabia por caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.
Assim tem sido sempre a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre —
Vou onde o vento me leva e não me
Sinto pensar.
Esta obra de Monet está hoje num museu em Atlanta

Sem comentários: