quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

2010... 2020... 2030... OU 40 OU 50 etc.

A história tem barbas brancas. Se não fosse triste, tudo isto daria imensa vontade de rir. Fazer uma revisão do que se tem vindo a passar, ao longo da última década, explica, por si só, porque estamos assim. Depois dos Amigos da Coesão terem vindo a Beja - "aquilo" foi importante porquê?, alguém me explica - vamos continuar à espera. Já terá sido lançado o concurso previsto para 2018? Pode ter-me passado ao lado...



SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2019


PARA UMA VISÃO FERROVIÁRIA DA LINHA DO HORIZONTE

De 2017 para 2018.
De 2018 para 2019.
De 2019 para 2020. Ou 2021. And so on.

O mais engraçado - engraçado mesmo - nesta sequência de balelas são as visitas convictas à OVIBEJA:

Oh, sim, o interior;
Oh, claro, o cante alentejano;
Oh, sem dúvida, o Património;
Oh, pois evidentemente, o queijo e os enchidos e mais o vinho.

O candidato terá vindo de altometôra?

SÁBADO, 28 DE OUTUBRO DE 2017


SLOW TRAIN COMING, LÁ DIRIA BOB DYLAN...

Isto, se não dá um filme anda lá perto...

Até 2011 havia o INTERCIDADES, que ligava Beja a Lisboa. Um comboio direto, que dava imenso jeito e que usei vezes sem conta.

No dia 14 de janeiro de 2011, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República, um Projecto de Resolução sobre a manutenção do serviço intercidades Beja-Lisboa-Beja. O documento foi rejeitado pelos votos contra do PS e as abstenções do PSD e CDS/PP. Os deputados Pita Ameixa e Conceição Casanova estavam no grupo que votou contra. Em fevereiro, o mesmo Pita Ameixa diria que "tem de haver um claro compromisso com a qualidade do serviço, com a qualidade dos equipamentos e com a modernização e electrificação da infraestrutura ferroviária que, directamente, serve e tem de continuar a servir Beja".

O compromisso ficou pelas palavras e o INTERCIDADES direto acabou mesmo. Entraram em cena automotoras de qualidade mais que discutível.

Em 2014, o presidente da  presidente da concelhia de Beja do PS, Paulo Arsénio, pedia à REFER que insistisse "na electrificação do troço de 64 quilómetros de via entre Casa Branca e Beja, dotando assim a capital do Baixo Alentejo de condições iguais a outras capitais de distrito",  assim como uma melhoria substancial da qualidade do material circulante entre Beja e Casa Branca. E concluía, "o PS aguarda, a partir de agora, resposta das empresas em questão, na expectativa que, num curto espaço de tempo, os utentes da Linha do Alentejo possam retirar algum benéfico das diligências que concretizámos".

Na passada semana, tornou-se prática corrente a substituição das automotoras por autocarros. Ou seja, os comboios tornaram-se rodoviários. Estamos em 2017. O PS está no poder. Pita Ameixa é presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Paulo Arsénio é presidente da Câmara de Beja. Não há nem intercidades diretos nem sequer automotoras. Aguardo, ansioso, pelo próximo murro na mesa.

E a Unidade de Missão para a Valorização do Interior serve exatamente para quê?...

Fotografia de Ogle Winston Link (1914–2001)

TERÇA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2011


O INTERCIDADES, O PCP E O PS

No site da Rádio Voz da Planície:
PCP: Apresentado projecto de resolução sobre serviço intercidades
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República, um Projecto de Resolução sobre a manutenção do serviço intercidades Beja-Lisboa-Beja. O documento foi rejeitado pelos votos contra do PS e as abstenções do PSD e CDS/PP.
Os votos contra do PS, incluindo os dos deputados Luís Pita Ameixa e Conceição Casanova eleitos pelo distrito de Beja, e as abstenções do PSD e CS/ PP, rejeitaram um Projecto de Resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP e votado na passada sexta-feira na Assembleia da República, que “defende a manutenção do serviço intercidades, Lisboa-Beja e Lisboa-Évora e reclama a sua qualificação em termos de oferta e adequação de horários". (fim de citação)
Será que percebi bem? O PCP apresentou uma uma proposta defendendo a manutenção do intercidades Lisboa-Beja e o PS votou contra? Os srs. deputados baixo-alentejanos (como eles gostam de dizer) Pita Ameixa e Conceição Casanova, do PS, votaram contra essa manutenção. Contra? Porque será? E se a linha fosse Lisboa-Baixo Alentejo votariam a favor?

Fotografia no blogue: http://texasselvagem.blogspot.com. Ia jurar que é a estação do Barreiro...
Automotoras como esta tiveram uma longa vida nas linhas férreas do sul. Em segunda classe havia bancos de madeira e um inconfundível cheiro a gasóleo. No Ramal de Sueste chegavam a atingir uns estonteantes 70 kms/hora. A estrutura rangia toda e ficávamos com a sensação que a automotora ia descolar em direcção aos céus. Ainda não se falava no Beja International Airport, claro.
Vale a pena ler o que Luís Maneta escreveu hoje no A Cinco Tons(v. aqui).

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