sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

TOP 10 DO ANO DE 2021

E este ano de 2021 foi o quê, no meio da pandemia e com tantas limitações? E com outros momentos difíceis. Pois bem, o ano foi sobretudo profissional. Área em que escolhi 10 momentos que (me) foram decisivos.


25.2 - PANTEÃO NACIONAL

Foi este o dia em que soube que a minha vida iria, uma vez mais, mudar. O primeiro lugar no concurso para diretor do monumento apontava o triénio 2021/2024 como um futuro próximo. O dia 1 de abril marcou um novo início.










8.4 - CERCA MOURA

No meio de todas as incertezas, era apresentado ao público o vídeo "Percorrendo a Cerca Moura" que seria (espero que ainda possa ser) a peça central da exposição Lisboa Islâmica. Um projeto começado, parado, retomado, interrompido e suspenso. Pode ser que ainda se concretize. A esperança ainda não se (me) apagou.

O melhor de tudo? Somar a uma amizade antiga (do Miguel Gomes Martins), as novas (Jorge Ramos de Carvalho, Fernando Carrilho, Pité Amaral, Manuel Fialho Silva...). O vídeo é excelente, e não é ao guião que me refiro: https://youtu.be/Pmz-8GuIP9k










13.7 - NOS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MUSEOLOGIA

A tomada de posse foi no Palácio Nacional da Ajuda. Este passo na carreira trouxe-me ao convívio mais próximo com colegas que muito prezo.







24.7 - BISSAU EM VILA FRANCA

Ida ao Museu do Neo-Realismo para ver uma exposição, na qual fui convidado a participar. Não sou fotógrafo, mas achei graça à presença no catálogo. Estou ao lado, na sala, de Pierre Verger. Terão adivinhado?

















11.9 - LANÇAMENTO "MOVRA MEDIEVALIS"

Depois de vários adiamentos, o lançamento do livro (em trio, como José Gonçalo Valente e José Francisco Finha) teve lugar. Ao ar livre, à entrada da Mouraria. Um fantástico final de manhã.










22.9 - CORO GULBENKIAN NO PANTEÃO NACIONAL

Por opção, não programei para os meses de abril a agosto. Aconteceram algumas iniciativas, mas foram sobretudo meses de preparação. Setembro teve já outro ritmo, num percurso que foi depois ganhando lógica e consistência.

Um grande momento: a atuação do Coro Gulbenkian, transmitido na RTP2 em 26 de dezembro.












30.9 - ESCAVAÇÕES COM SITE

E o mês acabou com uma excelente notícia: o apoio da DGPC a um plano de digitalização de dados e de colocação online dos principais materiais da escavação do Castelo de Moura. O domínio já foi registado: www.castelodemoura.com.
















19.10 - ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Primeiro momento de grande impacto público, a sessão de homenagem a Aristides de Sousa Mendes representou também o arranque de um conjunto de iniciativas centradas na figura do diplomata. E que prosseguem, até março.









23.10 - CAIXA CULTURA

Anúncio dos resultados do Prémio Caixa Cultura. Cujo júri integro. A participação neste painel é um desafio interessante. Prevejo uma chuva de candidaturas em 2022.










18.12 - DUARTE DARMAS

Quase final de um percurso. Depois dos 1.500 exemplares depositados na casa da Salúquia, está em construção avançada a exposição que acompanha o projeto. Um "até-parece-mentira" de algo que remonta a 2004.

Lançamento em janeiro ou em fevereiro de 2022.



Sem comentários: