quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O MOMENTO DECISIVO

Tenho uma recordação muito precisa do momento em que a fotografia foi feita. Aquele final de manhã foi de emoções fortes. Quase 20 anos depois da cheia de 1997 chegava ao fim um dos processos mais marcantes da minha carreira. Um projeto arrancado a ferros, no qual peguei em final de 2005 e que me "levaria" 11 anos. O José Maria Pós-de-Mina entregou-me o dossiê, discutindo-o de perto durante 8 anos. E lá esteve, conforme fiz questão de assinalar, naquela manhã de domingo (18.12.2016).

A conclusão da obra de regularização da Ribeira da Perna Seca - financiamento municipal a 100%, que o Poder Central do PS e do PSD bem que fizeram questão em ignorar a obra - foi um motivo de justificado orgulho para a Câmara Municipal de Moura e para a Junta de Freguesia do Sobral da Adiça.

Ao longo daquela manhã, duas coisas se me começaram a tornar claras: a minha carreira de presidente da câmara aproximava-se (por opção pessoal) rapidamente do fim; a minha ligação aquela aldeia e aos amigos que ali fizera ia ficar para sempre. Não me enganei.

Sem comentários: