segunda-feira, 27 de março de 2023

CUNCOS: (MAIS) UMA QUESTÃO TOPONÍMICA

A meio da escrita de um texto sobre caminhos volto a encalhar num topónimo difícil de resolver. Na versão de Huici Miranda do Rawd al-Qirtas leio "la fortaleza de Atrankish - Trancoso - en la província de Badajoz". A correspondência com o topónimo beirão nada tem de lógico.

Mas aquele som faz-me lembrar uma passagem do Muqtabis II-1. Volto a esse. Aí se fala da "fortaleza de Franksh - Barrancos - sobre el Guadiana". A hipótese de uma fortaleza islâmica em Barrancos é ainda mais absurda.

Tenho boas razões para acreditar que se trate do Castelo de Cuncos, no rio Guadiana.

1. O sítio tem ocupação importante desde a Alta Idade Média;

2. Foi um hisn de algum destaque, conforme o provam a fortificação e a necrópole;

3. Está sobre o Guadiana e teve ocupação até à Reconquista;

4. Há a questão da similitude fonética;

5. Há a questão paleográfica: a semelhança entre o ta, o qaf e o fa é razoável.

Questão final: não me dei conta que esta questão toponímica esteja resolvida. Caso assim seja, e porque me pode ter escapado a bibliografia, agradeço que me avisem. É sempre desinteressante resolver o que já está resolvido.





Sem comentários: