segunda-feira, 8 de maio de 2023

ERA UMA VEZ UMA FINAL DA TAÇA

O Benfica estava fora da final. O primo Jorge perguntou-me "queres vir à bola com a gente?". A gente era ele, mais o filho Jorge, da minha idade, e mais primos e amigos todos sportinguistas. Vi-me no meio da claque verde e branca, no topo norte do Jamor. Nunca tinha ido a uma Final da Taça. Logo no início, o Jorge apresentou-me aos amigos "aqui o Santiago é lampião", eu mais que enfiado, toda a gente a rir, para depois ele rematar "mas é bom moço".

O jogo foi uma barraca colossal. Com o Porto em vantagem, é assinalado "penalty" a favor do Sporting. Sururu, tudo em volta do fiscal de linha, o Gabriel exaltado - exaltado é favor, despiu a camisola, enfiou-a na cabeça do "bandeirinha" e nem amarelo levou -, num começo de pressão sobre os árbitros que se tornaria imagem de marca do FCP. Fiz claque pelo Sporting, pois claro.

O jogo acabou empatado. Uma semana depois houve uma finalíssima, que também deu que falar, e não foi pouco, com o Sporting a levar a taça. Na imagem, a festa dos jogadores, num altura em que as camisolas eram mesmo trocadas e envergadas no final do jogo.

A minha primeira final no Jamor foi no dia 17 de junho de 1978. Lembrei-me disso na semana passada, no dia em que o Jorge deixou de estar entre nós.


Sem comentários: