sexta-feira, 18 de agosto de 2023

SIMETRIA

A minha "empatia" com o cinema de Stanley Kubrick tinha a ver com a precisão geométrica das imagens. Kubrick trabalhava os enquadramentos, e a perspetiva, até que o rigor atingido o satisfizesse. Há, no youtube, por exemplo, várias demonstrações dessa bem conhecida característica do cineasta.

Não sendo fotógrafo, nem cineasta, mas precisando de usar a fotografia por razões profissionais, tive de adotar procedimentos canónicos para não entregar imagens com erros nos relatórios de escavações, nos livros, nos artigos etc. Claro está que, por mais que me tente dispciplinar - "atenção à linha do horizonte", "olha que a imagem zenital e sem diagonais é melhor", "atenção à sombra para dar expressão às estrturas", "não fotografes ao meio-dia que ficas com um chapão de luz", "usa rolos 100 ASA" - falho imenso. O resultado das fotografias nunca é excecional. As da escavação são mais aceitáveis, mas aí o registo é essencialmente técnico.

Lembrei-me disto ao rever - e ao apagar - ficheiros no computador. Esta tentativa de simetria data do inverno ou da primavera de 2016. É um contrapicado do Pavilhão das Cancelinhas, na Amareleja. Vale o que vale. Ou seja, não vale grande coisa...




Sem comentários: