sábado, 5 de agosto de 2023

ALBERTO E A MÁQUINA DO TEMPO

No outro dia, numa página de futebol do facebook apareceu-me esta fotografia. E dei comigo a pensar "o que será feito dele?". Alberto Gomes Fonseca Júnior (n. 1956) teve uma carreira curta e fulgurante. Nas eliminatórias para o Europeu de 1989 cometeu a proeza de ter "dado" duas vitórias à seleção portuguesa, marcando golos decisivos. Fraturou a perna numa final da taça, contra o Porto. Lembro-me perfeitamente do lance, ocorrido a curta distância do local onde me encontrava. Nesse dia, 7.6.1980, aos 23 anos (!) Alberto acabava para o futebol. Os anos seguintes foram um penoso arrastar de uma carreira que podia ter sido a de um extraordinário defesa-esquerdo.

Tinha travado conhecimento com Alberto no início de 1979. Dirigia então o jornal da turma de jornalismo e tínhamos decidido que haveria entrevistas de fundo. Uma delas foi a Lydia Barloff, o que quer dizer que o nosso jornalinho era uma coisa muito avançada para a época. A mim coube-me entrevistar Alberto, o que, do alto dos meus 15 anos, fiz com toda a convicção, marcando encontro através de um amigo comum. E ele, um jovem de apenas 22, respondeu a todas as minhas perguntas com simpatia e como se estivesse ante um jornalista a sério.

O que será feito do meu jornalinho? Algum exemplar haverá, nos caixotes lá de casa.

O que será feito do Alberto?


Sem comentários: