terça-feira, 12 de maio de 2009

PHAROS & PHARILLON

Ainda o Mediterrâneo, ainda o Sul.


Foi um dos livros mais fascinantes que me recomendaram (e foi uma jornalista, cujo primeiro nome é Alexandra). Esta evocação de Alexandria tem um pouco de tudo, e em diferentes segmentos: História, romance, a omnipresença da poesia de Kavafis. Tem humor e charme e está imensamente bem escrita. Começa assim:


"Antes de haver civilização no Egipto, ou de ter sido formado o delta do Nilo, todo o país para sul, até onde fica hoje o Cairo, jazia debaixo do mar. As margens deste mar eram um deserto de calcário. A linha da costa era geralmente suave, mas na ponta a noroeste sobressaía da massa principal um grande espigão. Tinha menos de uma milha de largura, e trinta milhas de comprimento. A sua base não fica longe de Bahig, e Alexandria está construída a meio caminho; a sua ponta é o cabo de Aboukir. De ambos os lados houve em tempos águas salgadas e profundas."


Que melhor começo que este, onde se explica em poucas palavras o porquê da existência de uma tal cidade? E onde se percebe o porquê da sua magnificência futura. Pharos & Pharillon foi escrito por E.M. Forster (1879-1970) em 1923, depois de ter completado a sua longa estadia na cidade egípcia. O livro está disponível em Portugal (edição da Cotovia) e custa 11 euros: http://www.wook.pt/





As fotografias são da dupla Rudolf Lehnert (austríaco, 1878-1954) e Ernst Landrock (suiço, 1878-1966). Trabalharam juntos até 1930 (Lehnert era o fotógrafo, Landrock o gestor). Lehnert foi depois viver para Tunis; Landrock permaneceu no Cairo até ao início da 2ª Guerra Mundial. A loja que os tornou célebres ainda existe. Fica no centro do Cairo, no 44 da Sharia Sherif. As reproduções são caras mas irresistíveis. Infelizmente, trabalharam pouco sobre Alexandria e as imagens que se mostram são uma pálida imagem do seu trabalho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui está uma bela sugestão.
Principalmente porque as civilizações Pré-Clássicas fascinam-me.
Obrigado e um abraço!