quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TALASSOTERAPIA - 3/10


El mar

El mar. La mar.
El mar. ¡Sólo la mar!
¿Por qué me trajiste, padre, 
a la ciudad?
¿Por qué me desenterraste 
del mar?
En sueños la marejada 
me tira del corazón; 
se lo quisiera llevar.
Padre, ¿por qué me trajiste 
acá? Gimiendo por ver el mar, 
un marinerito en tierra 
iza al aire este lamento: 
¡Ay mi blusa marinera; 
siempre me la inflaba el viento
al divisar la escollera!


Rafael Alberti



Ainda a partir da exposição As idades do mar. Esta tela, A sereia (1893), de Giulio Aristide Sartorio (1860-1932), está lá. A melancolia do gesto não é menos melancólica que as palavras.

O quadro pertence à Fondazione Torino Musei.

Ver: http://www.fondazionetorinomusei.it/

1 comentário:

Anónimo disse...

É tão grande o mar, que há muitos mares. E neles sereias, nos Poemas Ibéricos.

Mar!
Tinhas um nome que ninguém temia:
Eras um campo macio de lavrar
Ou qualquer sugestão que apetecia...
Mar!
Tinhas um choro de quem sofre tanto
Que não pode calar-se, nem gritar,
Nem aumentar nem sufocar o pranto...
Mar!
Fomos então a ti cheios de amor!
E o fingido lameiro, a soluçar,
Afogava o arado e o lavrador!
Mar!
Enganosa sereia rouca e triste!
Foste tu quem nos veio namorar,
E foste tu depois que nos traíste!
Mar!
E quando terá fim o sofrimento!
E quando deixará de nos tentar
O teu encantamento!

Miguel Torga