sábado, 9 de fevereiro de 2013

EU NÃO SOU EU. EU SOU OUTRA PESSOA.

Bem sei que o meu nome, que devo a origens sevilhanas, não é vulgar, em Portugal. Em Espanha e na América Latina há tantos santiagos macias como manuéis silva por estas bandas. Mas por aqui não.

Isso deu, durante anos, azo a inúmeros equívocos. Recebi, no Campo Arqueológico de Mértola, cartas dirigidas a Santiago Matias, Santiago Faria, Maciel Macias, Santiago Maciel, Paulo Santiago, Sebastião Maias, Santos Macias, Sebastião Garcia, Santiago Marias, Santiago Marques, Sampaio, Pedro Macias, Sebastião Matias, Salvador, Santiago Cacias, Santiago Mazias, Santiago Assis, Santiago Maciar e Santiago Messias. Um fartote, para gáudio do setor administrativo da casa.

O equívoco ganhou "dimensão internacional" quando uma prima minha comentou, com arqueólogas espanholas, a minha profissão. Disse-lhes depois o nome e ficou muito surpreendida quando as moças disseram que eu era muito conhecido em Espanha. Desfiz o equívoco num jantar de família. O Santiago Macias a que as arqueólogas se referiam é um colega galego que tem vindo a desenvolver um extraordinário trabalho, nos domínios científico e político. Tem escavado, publicado e denunciado os massacres cometidos pelo franquismo.

A confusão não acaba aí. Recebi, há semanas, um mail do António Rosa Mendes, alertando-me para a página na wikipedia do outro Santiago Macias. Na qual surgem referências bibliográficas a diversos trabalhos que ele teria publicado sobre Mértola... Não me dei ao trabalho de desfazer o divertido equívoco.

Santiago Macias Pérez e eu temos uma motivação em comum: a política. Ele é vereador do PSOE em Ponferrada (Castilla y León), eu do CDU, em Moura.

1 comentário:

Antonio Pé-Curto disse...

É bastante engraçado o equivoco e a mim também me aconteceu. Pensava que era unico e com esta historia do Facebook encontrei um homonimo que mora em Lisboa, deve ser um primo, mas nem sei explicar a genealogia.
Melhor ainda, encontrei uma empresa com os meus nomes completos, Antonio Francisco Pé-Curto, só lhe falta o Ramalho.
Em relaçao ao seu nome, deve haver bastantes Santiagos de origem biblica com certeza. Jà em relaçao ao sobrenome Macias, também hà bastantes em França que devem ter vindo do norte de Africa. Segundo o Guru,vem do Hebreu e quer dizer Presente de Javé, mas isso deixo para os Onomasticos.
Os melhores cumprimentos