domingo, 24 de janeiro de 2016

CONTEMPLO O LAGO MUDO

Não é exatamente um lago mudo que contemplo (ainda que a vista do terreiro do Castelo de Moura seja apaziguadora), mas entre a preparação da agenda da semana e o acompanhamento do ato eleitoral andei, há pouco, deambulando, como tantas vezes, entre a pintura e as palavras. Da tentação de reproduzir um tema marinho de Thomas Eakins fui desembocar na pintura romântica do russo Ivan Konstantinovich Aivazovsky (1817-1900). A pintura também não representa um lago mudo, mas sim a baía de Nápoles, tal como Aivazovsky a viu, em 1842.


Contemplo o lago mudo

Contemplo o lago mudo
Que uma brisa estremece.
Não sei se penso em tudo
Ou se tudo me esquece.
O lago nada me diz.
Não sinto a brisa mexê-lo.
Não sei se sou feliz
Nem se desejo sê-lo.
Trémulos vincos risonhos
Na água adormecida.
Por que fiz eu dos sonhos
A minha única vida?
Fernando Pessoa, Poesia ortónima (4-8-1930)

Sem comentários: