quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

LUIZ ANTÓNIO RAMOS (1929-2016)

Muito amigos do Eng. Luiz Ramos rumaram hoje ao cemitério municipal para um último adeus a este mourense, que marcou a vida da cidade na segunda metade do século passado. Homem modesto e de extrema cordialidade, dedicou-se a muitas causas. Uma delas foi a Água Castello, empresa que se recusou a deixar, mesmo sendo Presidente da Câmara.

Tive a honra muito particular de o convidar a estar presente nas comemorações do 40º aniversário do 25 de abril. Marcou presença, solidário e simples como sempre. Moura foi, até ao fim, a sua Pátria. Saibamos nós merecer o legado de Homens como ele.

NOTAS BIOGRÁFICAS DE LUIZ RAMOS
Nascido em Moura há 86 anos, Luiz António Ramos frequentou e concluiu o ensino primário em Moura, iniciando o seu percurso profissional com 15 anos na empresa das Águas de Castelo.
Aos 16 anos rumou para Lisboa, onde concluiu o ensino secundário na Escola Machado de Castro no regime noturno trabalhando entretanto na Casa Capucho. Voltou depois a trabalhar na empresa Água de Castelo (em Lisboa) com isenção de horário para poder estudar, tendo em 1962 concluído no Instituto Industrial de Lisboa o curso de Electrotecnia e Máquinas a que correspondia o título profissional de Agente Técnico de Engenharia, atualmente a categoria profissional de Engenheiro Electrotécnico.
Regressou a Moura tendo sido Diretor Fabril da Sociedade das Águas de Pisões-Moura SA entre 1962 e 1990, tendo ainda leccionado na Escola Industrial e Comercial de Moura entre 1962 e 1969.
A partir de 1990 desenvolveu atividades de profissional liberal, enquanto engenheiro técnico, na área da eletricidade e da formação profissional.
Desenvolveu ao longo da sua vida intensa atividade cívica e política de que se destaca:
– Membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Moura entre maio de 1974 e dezembro de 1976.
– Vereador da Câmara Municipal de Moura entre janeiro de 1977 e maio de 1978.
– Presidente da Câmara Municipal de Moura entre junho de 1978 e dezembro de 1979.
– Membro da Assembleia Municipal de Moura entre janeiro de 1980 e dezembro de 1982.
– Vereador da Câmara Municipal de Moura no mandato 1983-1985, tendo renunciado antes do final do mandato por ter aderido a outra força política.
– Membro da Assembleia Municipal de Moura no mandato 1986-1989.
– Foi militante e dirigente local e regional do Partido Socialista entre 1974 e 1985.
– Cabeça de lista do PRD no círculo de Beja às eleições legislativas de 1987, partido do qual foi dirigente local, regional e nacional.
– Presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura e do Centro Recreativo Amadores de Música “Os Leões”.
– Esteve na origem da criação da APPACDM. Foi sócio fundador e membro dos seus órgãos sociais.

(da nota remetida pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Moura)

Na cerimónia de 25 de abril de 2014

Sem comentários: