domingo, 3 de dezembro de 2017

DUNAS DO MAR DO NORTE

Taking root in windy sand
    is not an easy
way
to go about
    finding a place to stay.

A ditchbank or wood's-edge
    has firmer ground.

In a loose world though
    something can be started—
a root touch water,
    a tip break sand—

Mounds from that can rise
    on held mounds,
a gesture of building, keeping,
    a trapping
into shape.

Firm ground is not available ground.


Estas dunas de Mondriaan datam de 1911. Não é neste cenário pós-impressionista que pensamos quando lemos o nome de Mondriaan, sempre mais associado às telas de expressão geométrica que marcaram a fase final, e a mais popular, da sua carreira. Curiosamente, foi este trabalho, mais que o que os do movimento De Stijl, que me chamou a atenção na tarde fria de outono. Uma questão de contexto, certamente.

Poema de A. R. Ammons (1926-2001).

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Santiago Macias, voltamos ao blogue 2 anos depois: "caro presidente da câmara municipal de Moura - sabendo da existência de alguns municípios onde se aceita, recolhe e preserva imagens do passado ligado ás pessoas e seus afazeres, bem como aos lugares dos respectivos concelhos, como que a preservar a memória dos sítios e das pessoas que o habitaram. pergunto se existe em Moura algo parecido? gostaria que me informasse. muito obrigado".francisco perfeito caetano 20 novembro Porto 21 de novembro de 2015 às 22:37.
A/Uma Casa das Imagens é um bem cultural inestimável.Com a actual equipa duvido que percebam a importância de tal. No entanto vou insistindo até porque tenho fotografias de mais de mais de 100 anos e não sei o que fazer.Ou melhor, sei mas preferia que fossem para Moura, que é o lugar delas. Abraço Francisco Perfeito Caetano