quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

QUANDO O PATRIMÓNIO FICA TREMIDO

Foi uma longa, luminosa e agradável jornada matinal. A carreira leva 90 minutos (Beja - Neves - Baleizão - Serpa - Brinches - Pias - Moura). Tempo e mais tempo para olhar as coisas em volta. A páginas tantas, passamos por um conhecido sítio arqueológico. Ao contrário de um caso recente, este passou ao lado das notícias. Só vemos oliveiras. Da villa romana já nada resta. O sítio, com ocupação entre o período imperial e a época califal, foi afogado por um olival super-intensivo. Não houve medidas de prevenção nem, provavelmente qualquer aviso prévio. Era uma estação arqueológica extraordinária, a meio da encosta, no meio de boas terras e com água abundante. Era, foi, passou, aconteceu. Conjugamos os verbos no passado.

Fiz uma fotografia. Ficou tremida. Como o Património.

1 comentário:

Marco Valente disse...

Era quiçá uma Villa que enviei Projecto de Doutoramento à FCT, mas que nem foi avaliado por pretensamente não irem anexos 2 documentos (o que foi mentira)... creio que sim.
Um Projecto de Doutoramento abandonado, 15 consultores científicos e 3 orientadores de doutoramento, contactos com Universidades e Institutos Portugueses e estrangeiros, até da Índia. Desmoronou-se tudo como um castelo de cartas. E perdeu-se o Património de todos nós (com ocupação do Calcolítico, um Povoado da Idade do Bronze com mais de 2km de extensão, uma Pars Urbana com estruturas a 10cm de profundidade)... tanto contacto feito, tanta luta em vão... Assim vai o Património neste país... um dia toda a estória se saberá, estas e outras.
E perderam-se oportunidades para as Comunidades que nestes locais habitam, tudo pela inércia e falta de sonho e visão de uns poucos...