segunda-feira, 9 de setembro de 2019

JORGE - 50

Só conheci, pessoalmente, o Jorge no ano de 2005. Tinha acabado de chegar à Câmara de Moura e um dia o Rafael desafiou "e se fossemos até à do Liberato?". Nos primeiros momentos, senti-me um pouco intruso, merecendo um tratamento algo cerimonioso e distante. Cordial, mas distante. O "desconforto" durou pouco. Na televisão passava um programa sobre a vida selvagem. Às tantas, o Jorge vira-se para mim e, com um ar muito pensativo, tem esta tirada: "desculpe lá, o meu amigo é vereador e deve saber destas coisas; quantas leiras de coentros serão precisas para fazer um petisco com a orelha daquele elefante?". Apanhado de surpresa, desmanchei-me a rir. O resto da taberna fez o mesmo.

A taberna é um sítio popular, onde o Jorge foi dando largas à sua criatividade e boa disposição. A taberna tornou-se ponto de referência em Moura. Por mérito do Jorge e da sua família. Aproveitei essa onda e a TSF fez dali um programa à escala nacional. O Presidente da República esteve lá, cortando presunto e bebendo vinho tinto.

A dada altura, o Jorge passou a identificar-se como Bastonário da Ordem dos Taberneiros. Um título que ninguém reclamara e que bem lhe assenta. Entre 2005 e 2017, perdi a conta ao número de vezes que entrei na Taberna do Liberato. Do simples conhecimento com a Alice e com o Jorge passou-se à simpatia, daí à amizade. Foram muitas horas de conversa ao longo de uma dúzia de anos. Foi a certeza de estar ante gente franca, solidária e séria. E que foi enfrentando as agruras da vida com coragem e boa disposição. A passagem do Jorge Liberato pelos Bombeiros é outra dessas facetas fundamentais, e onde continua a dar provas de empenho e de vontade de ajudar.

Tive, do ponto de vista pessoal, tocantes provas de amizade. De uma delas, no final de setembro de 2013, não me esquecerei. A partir de outubro de 2017, a minha vida mudou de coordenadas. A única coisa de que sinto falta é do convívio com as pessoas (nem tão poucas como eu imaginaria, nem tantas como outros pensarão...). De pessoas como a Alice e como o Jorge, sem dúvida. Um ponto da minha peregrinatio a Moura é a taberna. Para poder estar com os proprietários do sítio e mais com alguns habitués de longa data.

Como, há meses, escrevi:

Més que un club, dizem os adeptos do Barcelona da sua agremiação. Os que, ao longo de muitos anos, temos vindo a passar pelo Liberato podemos proclamar, com convicção “mais que uma taberna”. Bebemos copos? Sim. E ouvimos e contamos histórias? Claro, nem outra coisa seria de esperar. Sobretudo, temos a presença da Alice e do Jorge. Nos últimos tempos, uma nova faceta se veio juntar às muitas outras da Taberna do Liberato. Nasceram as Tertúlias dos Templários. À animação habitual, à música ocasional, à permanente boa disposição veio juntar-se a História. Num registo descontraído, mas nem por isso menos rigoroso. A Taberna do Liberato é uma taberna? É, e é muito mais que uma taberna. É um sítio com alma.

O Jorge chega hoje ao meio século. Daí este texto, que é uma mensagem e um abraço de parabéns. À tua e à da tua família, Jorge. Na feira, aí nos encontraremos!


Recebendo o Presidente da República, em 2016.
Em dezembro do ano passado, tirando partido de uma tranquila tarde.

Sem comentários: