sábado, 25 de julho de 2020

REGANDO RUAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

A pandemia e o covid-19 fazem parte do nosso quotidiano há cerca de quatro meses. Medo, desconfiança, otimismo, esperança, luta, tenacidade, de tudo isto de se fizeram os nossos dias. Fui seguindo os conselhos e as indicações das autoridades com disciplina e com pragmatismo. Sem nunca ceder ao pânico, nem entrar em facilidades. Continuei a viver, adaptando-me à nova realidade. Corri o País todo, trabalhando num projeto que mobilizou parte dos minhas últimas semanas.

Uma coisa se me tornou clara. Não é com gestos de propaganda que os problemas se resolvem. A suposta "desinfeção" de ruas com água oxigenada deu o que deu. Ou seja, não deu nada. A Saúde não é um desfile de carnaval.

Repito o que, há meses, escrevi:

Não há nada de mal em regar as ruas com água oxigenada - como me comentava um jovem amigo "só tem efeitos nos orçamentos camarários" - sendo que o perigo, real e bem concreto, é as pessoas acharem que já estão em segurança. Ou seja, que podem sair e andar na rua, porque os espaços públicos foram "desinfetados".

Estas "regas" nada resolveram. Porque a Saúde Pública é um tema sério (que ultrapassa os meus conhecimentos) e não mera propaganda. Há decisores políticos que vão ter de prestar contas sobre a não-gestão que têm feito. Isso é algo que tenho como certo.

Sem comentários: