terça-feira, 13 de outubro de 2020

IGREJA DE SANTA ISABEL - O CÉU QUE NOS PROTEGE

Ontem à tarde foi tempo para rumar à Igreja de Santa Isabel, em Campo de Ourique. A escassos 150 metros da escola onde fiz os meus exames do 12º. ano...

Teve lugar, na própria igreja, a cerimónia de entrega do Prémio Vilalva, instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian e cujo júri integro. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, que fez uma bela intervenção sobre a aquele espaço e sobre o seu significado. Tiveram ainda papel de destaque, com palavras certeiras, a Dra. Isabel Mota (presidente da FCG), o Prof. António Lamas (presidente do júri), o Pe. José Manuel Pereira de Almeida (pároco de Santa Isabel) e o arq. João Appleton,(coordenador do projeto).

A reabilitação da Igreja de Santa Isabel, projeto de Carlos Mardel (nem mais, nem menos) é uma empresa digna de registo, a todos os níveis. Pelo rigor da obra, pela investigação aprofundada que a acompanha, pela inovação que foi introduzida na igreja. Não quebrando qualquer tipo de sigilo, o que me conquistou o coração foi a espantosa pintura de Michael Biberstein. Barroco assim, no século XXI, projetando o espaço interior em direção ao céu? Pode ser? Pode, claro que pode.

"No meio disto", ainda houve lugar a uma grata surpresa. Dois importantes membros da equipa do projeto têm ligações a Moura: o Prof. Vítor Serrão é co-autor de um livro sobre pintura religiosa da minha terra; o Eng. Vítor Vajão é autor dos projetos de iluminação da igreja de Santo Aleixo e do Edifício dos Quartéis. E foi o responsável pela iluminação da exposição "Água - património de Moura".

Um belo final de tarde, no calor tépido de Lisboa.









Fotografia - Paulo Catrica


Sem comentários: