quinta-feira, 12 de setembro de 2019

BIBLIOGRAFIA MOURENSE - UM REGISTO PESSOAL: 13/13

O mandato autárquico 2013/17 não terminaria sem que visse a luz do dia um projeto longamente acalentado. O arranque foi tudo menos fácil, com pequenos boicotes, que forma sendo ultrapassados com calma. O princípio de trabalho era simples. Deu-se, a partir de um guião muito simples, total liberdade de trabalho ao José Manuel Rodrigues. A organização das fotografias caberia, depois, ao Jorge Calado. Foi convidado um reputado geógrafo (Jorge Gaspar) para escrever um texto. E integraram-se ao projeto dois autores locais: Francisco Ramos e Norberto Franco. O resultado final foi extraordinário e isso deveu-se tanto à genialidade do José Manuel Rodrigues como à capacidade organizativa e à imaginação do Jorge Calado.

Comecei assim o meu texto nesse livro:
A terra é quente, as pedras escaldam. O calor molda o espírito e ajuda a afeiçoar o vinho. É assim o verão na Amareleja. Quando chegar o outono, o calor será um pouco menos. Haverá vindimas e depois virá o frio e depois haverá vinho novo. Por agora, o céu é quase sempre azul. Entre o céu e a terra se fez a Amareleja. Entre o céu e a terra se faz o vinho da Amareleja.

Foi a minha última edição por terras do concelho. Até ao momento, bem entendido. O 14º. livro está na calha.


Amareleja
Autoria: José Manuel Rodrigues, com textos de Francisco Ramos, Jorge Calado, Jorge Gaspar, Norberto Franco e Santiago Macias
Formato - 22 X 25
Nº de páginas - 172
Ano de edição - 2017
Classificação CDU - 77.03

Sem comentários: