sexta-feira, 12 de junho de 2009

E POR FALAR EM PANDEMIAS...

As recentes medidas tomadas pela OMS têm tido divulgação planetária. Ainda que o carácter do virus seja relativamente pouco agressivo uma pandemia é sempre motivo para preocupação. A indústria farmacêutica desenvolve uma vacina, que estará disponível no mercado dentro de meses. Vai ser interessante fazer a avaliação dos lucros que o negócio vai gerar.

Entretanto, continuam a morrer 3 milhões (três milhões!) de pessoas por ano com malária. Pode ser que um dia destes surja uma vacina. Quando alguém a puder pagar, bem entendido. É que, nos últimos 25 anos, apenas 1% de todos os medicamentos desenvolvidos no mundo se destinaram ao tratamento das chamadas doenças tropicais.

2 comentários:

Curioso disse...

Este assunto faz-me lembrar há alguns anos atrás quando a comunicação social começou a divulgar os vários casos de meningite por todo o país. Se ainda se lembram, nessa altura houve algum pânico na população porque afectava sobretudo as crianças, era uma doença de evolução rápida, de dificil diagnóstico e de tratamento algo complicado, pois eficaz existe só a vacina.


Curiosamente, os entendidos, leia-se médicos e Ministério da Saúde, vieram a terreiro afirmar que os casos que tinham aparecido até àquela altura eram um pouco inferiores aos de anos anteriores... Mas ninguém ligou, sobretudo a comunicação social.

De repente todas as familias com algumas posses começaram a comprar vacinas para as crianças para prevenir essa doença. Vacina essa cara e sem qualquer comparticipação do Estado. Mas vendeu-se!

Mas claro, não existe qualquer interesse financeiro das farmacêutica nestes casos únicos. Sobretudo nesta pandemia da gripe...

Anónimo disse...

...essa é bem verdade..
e os milhões que gastam na pesquisa de novas armas para destruir os mais fracos podiam gastar esse dinheiro mas sim de outra forma...
até na loucura do futebol não deveria ser permitido estas negociatas milionárias ...
não é uma pandemia... mas há muitas pessoas com febre do futebol