quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MUSEU DE MOURA - Nº 2: THYMIATERION

Uma das mais belas peças de arte do concelho de Moura é este thymiaterion, encontrado no Castelo Velho de Safara e comprado por Leite de Vasconcelos no início do século XX. Pertence ao Museu Nacional de Arqueologia.

O que é um thymiaterion? Um queimador, normalmente de incenso, usado em cerimónias religiosas.

Vejamos o que diz o matriznet sobre a nossa peça:

Queimador ritual composto por duas peças: recipiente de forma troncocónica e bordo horizontal, sobre um suporte de sépalas sustentado por um trípode, e tampa troncocónica com sete perfurações triangulares rematada por uma figura de touro deitado. Ambas as peças são fundidas e o trípode não conserva os pés, entretanto reconstituídos. Esta peça representa uma evolução de um protótipo provavelmente cipriota, difundido por todo o Mediterrâneo. O recipiente relaciona-se particularmente com duas peças (Castulo e outra conservada em Baltimore) datáveis provavelmente da primeira metade do séc. VII a.C. ainda que esta forma de recipiente, por vezes dupla, estivesse em uso por largo tempo, pelo menos até ao séc. VI a.C. O seu pé trípode, ao contrário, relaciona-se especialmente com o exemplar proveniente de Despeñaperros, e mais remotamente, com os protótipos orientais deste. A tampa, por sua vez, deve relacionar-se com as outras peças deste grupo de queimadores.

Este objeto em bronze, com o seu extraordinário touro deitado e datado do século VII a.C., vai ter, decerto, um lugar especial no Museu de Moura.


Sobre o thymiaterion ver:

7 comentários:

Anónimo disse...

... e que tal um post com uma foto de Inês Zuber ...

LT

Santiago Macias disse...

Como te conheço muito bem pensei que a Inês Zuber fosse uma top-model. Afinal não. Tive de me googlar para atualizar informação. Continuo a achar que não tens emenda.

Lucrecia disse...

Maravilha! Me lembrei de um ditado:
(sei que é grego antigo, talvez Hipócrates...) "A arte é longa,a vida é breve"

babao disse...

Lucréééciaaaaa ?????

Where are you ????

Lucrecia disse...

Babao: I am here. No Brasil, acompanhando,com alegria, o avenida.

babao disse...

Ok, ok...Como a peça n° 2 chegou e nao a vi pelas proximidades pensei que estivesse distraida : )

Um abraço & um bom Natal

Anónimo disse...

...Dr. Santiago disse bem...(googlar=hibridar=ha...)?