sábado, 25 de maio de 2013

OLHA, ENTÃO NÃO É QUE GANHOU O "VAITEMBORA"...

Foi um ano tramado para Jupp Heynckes. Caiu na Luz cheio de boas intenções e de boas expetativas. Vinha de ganhar a Taça dos Campeões Europeus pelo Real Madrid (quebrando um jejum de 32 anos) e tinha ainda no currículo de treinador dois campeonatos da Alemanha.

Mas aquele ano de 1999/2000, Deus meu... O 3º lugar no campeonato foi fracote, a eliminação nos oitavos-de-final da taça andou pela mesma onda sofrível, mas pior foram os 7-0 do Celta na UEFA. A verdade é que, com o plantel que tinha, nem o S. Heynckes teria sucesso. Recordo algumas das "estrelas" da época: Paulo Madeira, Ronaldo Guiaro, Bruno Basto, Chano, Luís Carlos, Kandaurov, Tote, Pepa etc.

O terceiro anel vaiava Heynckes. Gritava-se "vai-te embora! vai-te embora!". Agastado, o treinador chegou a dizer, numa conferência de imprensa, "si quieren que me vaya, yo me voy".

O protagonista dessa época pouco brilhante acaba de ganhar hoje, pela 2ª vez, a Taça dos Campeões. Só Heynckes e mais três (Happel, Hitzfeld e Mourinho) o fizeram em clubes diferentes. Vai-te embora? Os treinadores são sempre o alvo mais fácil, não é verdade?

Para quem estiver esquecido: o Presidente do SLB era Vale e Azevedo.

Sem comentários: