segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

SHEEP ARE NOT FOR SNOW

Ovelhas não são para mato, diz-se na nossa terra. Uma expressão de que me recordo com muita regularidade. No natal, podemos adaptar e passar a um ovelhas não são para neve.

Aqui vos deixo um verdadeiro e solidário conto de Natal, que me foi contado por um antigo dirigente de um movimento de libertação.

Um belo dia, algures nos anos 70, chegou à capital de um país africano, nos trópicos, a notícia da oferta, por parte da URSS, de equipamento, destinado a ajudar, fraternalmente, um país que nascia. Expetativa e dúvida. Que máquinas estariam para chegar? Que dádiva seria aquela?

Algumas semanas mais tarde o mistério desvendou-se. No porto da capital estavam a ser desembarcados limpa-neves. Limpa-neves com temperaturas de 35º? Costuma dizer-se, e é verdade, que quem dá o que tem a mais não é obrigado. Os limpa-neves não servem de muito nos trópicos? Ora essa, o que conta é o gesto.

Nos trópicos não há neve, nem bonecos de neve? Mas há steel bands que tocam músicas de natal. Let it snow ao jeito das Caraíbas. As quais são, também, onde um homem quiser.

Sem comentários: