sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

CRISTOS

Foi anunciada no blogue no dia 22.3.2015. Depois voltei a referi-la em outubro de 2017, dizendo que estava em preparação "uma exposição sobre os “cristos” de um pintor do século XX, a montar na Sé de Lisboa. Intenção formulada e várias vezes adiada, vai ser desta. Vai mesmo". Não foi. Por razões inesperadas, o projeto foi adiado. Uma vez mais. Irá ser retomado dentro de dias. Escolhi cerca de meia centena de obras, numa trabalho de curadoria que é, para mim, inédito. O que me causa algum nervoso miudinho. Se as coisas correrem bem, na Páscoa de 2019 haverá exposição. Não só Cristos, mas também Profetas e Cavaleiros. E Pastores. E Mães.

Como esta:

Pequeno Poema

Quando eu nasci, 
ficou tudo como estava. 

Nem homens cortaram veias, 
nem o Sol escureceu, 
nem houve estrelas a mais... 
Somente, 
esquecida das dores, 
a minha Mãe sorriu e agradeceu. 

Quando eu nasci, 
não houve nada de novo 
senão eu. 

As nuvens não se espantaram, 
não enlouqueceu ninguém... 

Pra que o dia fosse enorme, 
bastava 
toda a ternura que olhava 
nos olhos de minha Mãe... 

Sebastião da Gama

Não sei como vai ser o resultado final da exposição, mas haverá uma necessária interação com o espaço escolhido.


2 comentários:

Anónimo disse...

Será em torno dos Cristos do Artur Bual ? Se não é podia ser, como se costuma dizer. Abraço.
Manuel Branco

Portugalredecouvertes disse...


espero que consiga !