sábado, 29 de dezembro de 2018

2018 - REVISTO E ENCURTADO

Foi um ano de mudança radical. Pela primeira vez, desde há 12 anos, estava "por minha conta". Tive direito à minha travessia do deserto. Um período curto, antes de mergulhar em diversos trabalhos. Quando informei que tenho projetos agendados para 2019, 2020 e 2021 uma velha amiga comentou "não há nada a fazer, não tens emenda...". O que foi o ano que agora passa? A atividade autárquica esfuma-se no horizonte passado, outras coisas surgem pela frente. Moura faz-me falta? Sim, ganhei essa certeza.

Contas feitas, 2018 foi muito melhor do que esperava. Mais divertido e animado, em especial. Um ano lúdico e profissional e marcado por uma agenda pessoal. Pela primeira vez em muitos anos. E marcado também pelo novo percurso, na Câmara de Lisboa.

Janeiro

Dia 9 - Recebi uma comunicação da Câmara de Moura informando que razões de ordem financeira levavam a não apoiar o projeto de exposição De Totalica à Adiça: 5000 anos de mineração. Custaria uns 25.000 euros. Paciência, não se faz em Moura irá fazer-se noutro local. Concretamente, no Sobral da Adiça. De outra forma e com menos meios, provavelmente. Haverá exposição e programa complementar. Já há colaboradores qualificados garantidos.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/01/todo-o-ouro-da-adica-uma-exposicao-para.html





Fevereiro

Dia 7 - Uma revista online coloca Moura entre os 15 centros históricos mais bonitos. Estas coisas valem o que valem, mas a referência deu-me um certo prazer. Não deixarei, uma vez e outra, de recordar o que é uma coisa chamada reabilitação urbana. O que alguns babacas chamam arqueologia e museus 😁.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/02/moura-centro-historico.html



Março

Dia 17 Celebração, em ambiente fraterno. Regresso à mesquita de Lisboa, para uma intervenção no âmbito da festa dos 50 anos da Comunidade Islâmica.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/03/comunidade-islamica-de-lisboa-50-anos.html



Dia 20 - Presença, a convite da Caixa Geral de Depósitos, no XIV Fora da Caixa. Participantes, entre outros: Francisco Cary, Augusto Mateus, Miguel Sousa Tavares, António Gomes de Pinho, Paulo Macedo e o autor do blogue.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/03/twimc-xiv-fora-da-caixa-em-direto.html



Abril

Dia 3 - Começo a trabalhar na Câmara de Lisboa. Um novo caminho, aos 54 anos e 10 meses.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/04/horizonte-acima.html



Dia 18 - Monumentos e sítios. Os projetos em que colaborei são aqueles a que a Câmara de Moura dá destaque. Sem ironia, nem ressentimento: poucas coisas me dariam mais prazer, do ponto de vista profissional.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/04/moura-dia-internacional-dos-monumentos.html



Maio

Dia 26 - Encontro dos 40 anos do Campo Arqueológico de Mértola. E ali estou eu, no grupo dos dinossauros da casa. Primeiro contacto com o projeto? Novembro de 1982...

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/05/do-alto-destas-fotografias-40-anos-vos.html



Junho

Dia 7O Prémio Vasco Vilalva foi atribuído um "projeto [que] vai recuperar, conservar e valorizar os jardins que envolvem o Santuário de Nossa Senhora das Preces, localizado na aldeia de Vale de Maceira, em plena Serra do Açor, bastante afetados pelos incêndios de outubro do ano passado". Tive o prazer e a honra de integrar o júri do Prémio Vasco Vilalva, atribuído anualmente pela Fundação Calouste Gulbenkian. O júri foi constituído por António Lamas, Gonçalo Byrne, Raquel Henriques da Silva, Luís Paulo Ribeiro, Teresa Portela Marques, por Rui Esgaio e por mim próprio.

https://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/06/premio-vasco-vilalva-santuario-de-nossa.html


Dia 24 - Regresso à Amareleja, para a inauguração do novo bar, no Campo das Cancelinhas. Um regresso emotivo e marcado por várias surpresas. Uma delas foi a entrega do meu cartão de sócio.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/06/amarelejando-ao-final-da-tarde.html



Dia 27 Ficou concluída a primeira redação do livro sobre a experiência autárquica mourense (2005-2017). 227 crónicas, intervenções públicas, entrevistas etc. Cerca de 450 páginas A4 (palatino, corpo 12, a espaço e meio). Até final do ano fui fazendo uns aditamentos... Já vai em 240 textos e 600 páginas. Retomo-o em janeiro de 2019. Edição? Em 2020.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/06/liber-scriptus-est.html



Julho

Dia 3 - Reinício das escavações arqueológicas no Castelo de Moura. O tipo de estruturas postas a descoberto obrigarão a um alargamento de área de trabalho. Ocupações recentes (séculos XIX e XX) afetaram fortemente os níveis medievais. Uma coisa é certa. Estamos já ante a presença de vestígios - ainda fragmentários - das casas islâmicas dos séculos XII e XIII. A realidade da nossa terra de há sete ou oito séculos começa a mostrar-se.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/07/escavacao-arqueologica-dias-1-4.html



Agosto


Dia 20 - Silva Herculano é o nome da ganadaria e tem base na Amareleja. Henrique Herculano é o seu jovem proprietário. Uma noite bem passada, a convite do ganadeiro, com um grupo de bons amigos.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/08/em-samora-correia-com-os-silva-herculano.html



Setembro

Dia 8Inauguração do lagar de Vale Formoso, no limite norte do concelho de Moura. Tiveram a simpatia de me convidar. Fui, claro. É um dossiê que conheço muito bem. Vem a propósito recordar uma passagem do Deuteronómio (24:20):

Quando varejares as tuas oliveiras, não voltes a colher o resto que ficou nos ramos; deixa-o para o estrangeiro, o órfão e a viúva.


http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/09/fe-em-vale-formoso.html



Dia 17 - À volta dos objetos e dos museus. Um encontro vivo, num sítio muito especial.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/09/objetos-e-museus-um-percurso-sinuoso.html



Outubro


Dia 5 - Tertúlia na Taberna do Liberato. Coisas sobre a alimentação medieval. Não tinha uma afluência assim, com gente de fora e tudo, desde uma sessão na Brown University, da qual guardo gratas recordações.



Dia 25 - Inauguração da exposição "Caligrafias". Memórias de viagens em 35 imagens. Sem a participação de Jorge Calado, isto nunca passaria de uma intenção.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/10/evora-ontem.html



Novembro

Dia 7 - É daquelas experiências que não esquecerei... Publicar um texto quase se tornou um calvário. Mas lá ficou arrumada a questão. E as tais houses and daily life entraram noutro tipo de circuito.

https://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/11/no-arts-journal.html



Dia 22 - O lançamento da revista "Monumentos" foi, para mim, muito mais que um ato formal. Ainda que tenha estado ausente, este número 36, com um dossiê sobre Mértola, teve um significado muito especial. O tempo passa depressa. Mértola é um ponto decisivo na vida de tantos de nós. A imagem da capa é muito bonita. E dá uma imagem de solidez. É disso que os projetos precisam. De solidez, de segurança e de uma produtiva longevidade.

https://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/11/monumentos-n-36-mertola.html



Dia 28 - Visita calma ao Padrão dos Descobrimentos. Uns dias depois da inauguração. Contar Áfricas! foi uma experiência diferente na minha carreira. Escolher uma peça e falar sobre ela, eis o desafio. Assim concretizado: esta peça de luxo, produzida no al-Andalus, com influências tunisinas, espelha bem essa rota. Representa uma cena de caça, em que um galgo e um falcão atacam, em simultâneo, uma gazela. A excecionalidade da peça reflete também o caráter exclusivo que a caça de volataria tinha.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/11/mertola-em-africa-no-padrao.html



Dezembro

Dias 6 a 8 - Três dias com registos diferentes. Um debate sobre o Património Mundial (quinta), uma passagem pela animação da Feira do Vinho, na Amareleja (sexta), o jantar dos Forcados de Moura (sábado). O permanente regresso ao sítio de origem.

http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2018/12/dias-amplos-vastos-e-diversificados.html




E termina 2018.

Sem comentários: