segunda-feira, 1 de junho de 2020

FEZ HOJE TRÊS ANOS

O tempo voa. Faz hoje três anos que o Continente abriu portas em Moura. Um processo algo difícil, mas consumado num prazo relativamente curto. Um bom negócio, que trouxe vantagens à Câmara e ao concelho. Uma história contada em detalhe, num livro que aguarda altura apropriada para sair à luz do dia.

Não deixa de ser engraçado ver, ler e ouvir o que ontem se dizia e o que hoje se diz. Sobretudo, é muito interessante ver e ler o que os inimigos figadais do projeto diziam e aquilo que hoje dizem. O projeto só era mau naquela lógica da raposa e das uvas: "estão verdes, não prestam, só os cães as podem tragar".

O processo concluiu-se e um terreno sem préstimo passou a estar ao serviço da nossa terra. Ao ler elogios, recentes e surpreendentes, ao CONTINENTE não pude deixar de sorrir.

Foi no dia 1 de junho de 2017.


Apareceu, entretanto, no facebook, esta fotografia, onde estou no meio de uma ação de protesto. Data, de certeza, do mês de maio de 1985. Pertencia à Direção da Associação de Estudantes e participei ativamente naquele processo. Que era de combate a uma perseguição a professores de esquerda da faculdade. Lixei ali a possibilidade de iniciar uma carreira académica a seguir à licenciatura. Ainda bem. Muitas vezes pensei, ao longo da vida, que tomei / tomámos a decisão certa.


O que é que a Associação de Estudantes e a abertura de um supermercado têm em comum? A convicção de se fazer o que se acredita. Sem meias tintas nem calculismos. Acreditando na justeza das decisões. Foi assim e assim será.

Sem comentários: