domingo, 6 de novembro de 2022

5.11.1997 - A NOITE DE ONTEM, HÁ 25 ANOS

A minha recordação mais marcante da noite de dia 5 é a do som do vento. Sim, em Mértola choveu muito, mas nada que fizesse prever o que se me deparou na manhã seguinte.

Ainda me telefonaram, nessa noite do "Diário do Alentejo" (a fotografia é justamente desse jornal) perguntando como estavam as coisas em Mértola. E eu que não não tinha ouvido nada de especial. Em rigor, os problemas ocorreram em Além-Rio, de onde a imagem é tirada. E em Garvão, na Funcheira e no Sobral da Adiça.

No dia seguinte, um jornal de Lisboa noticiava, timidamente, que o Guadiana tinha subido 5 metros. Foram 25 metros! Foi a última grande cheia do rio. Com a Barragem de Alqueva isso acabou.

Em 1999, o Governo publicou uma lei cobarde, atirando exclusivamente para cima das autarquias a resolução destes problemas.


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu sempre disse que isto ae passou na nolte de 5 para 6 de Novembro, foi na noite em que o meu filho fez um ano, mas há quem teime em dizer que foi a sete

Anónimo disse...

Ah! Grande memória! Eu andava na Escola Bento de Jesus Caraça e nesse dia ao invés de os alunos irem para a escola, vinham da escola. Ao lá chegar dei de caras com o Carlos Pedro a pedir ajuda para retirar os processos da escola...
E por lá andámos, no Além-Rio e no Pomarão a ajudar a retirar lama da casa de pessoas que viviam perto do rio...
Foi difícil, mas é mais difícil saber que continua tudo na mesma ou ainda para pior (com a ocupação das zonas de enchente por "novas" edificações)...