domingo, 29 de novembro de 2020

SOBRAL DA ADIÇA, DEZ ANOS MAIS TARDE

Uma daquelas curiosidades da blogosfera veio alertar-me para um texto de há 10 anos. A propósito da obra da Ribeira da Perna Seca. Tem um certo interesse ler o que se passou, perceber como tudo se passou e como tudo ficou terminado, por iniciativa de executivos camarários da CDU, em dezembro de 2016.

Deixo aqui, sem mais comentários e uma década passada, o que então se escreveu.


DOMINGO, 28 DE NOVEMBRO DE 2010

RIBEIRA DA PERNA SECA - A PROPOSTA

Foi-me enviado o seguinte comentário, a propósito da obra no Sobral da Adiça:
Leio este Post e pergunto-me: Não seria mais correto colocar aqui a proposta para a conhecermos? A Câmara não recebeu já dinheiro para aquela Obra? Já passou tanto tempo porque só agora surge a Proposta do Deputado João Ramos? Porquê o anterior Deputado da CDU não apresentou a seu tempo uma proposta destas?
27 de Novembro de 2010 21:45

Não sei quem é o/a autor/a co comentário. Apesar disso, e porque as perguntas são perfeitamente lógicas e pertinentes, aqui vão algumas clarificações:
1. A proposta pode ser lida mais abaixo; embora os valores estejam omissos, posso dizer que a repartição de verbas é a seguinte: 100.000 para a intervenção no Rio Mira, 900.000 para a Ribeira da Perna Seca. Refira-se que o valor do que se vai concretizar no Sobral ultrapassa os 2 milhões de euros.
2. A Câmara não recebeu dinheiro para esta obra. E pelo andar da carruagem, não estou lá muito optimista...
3. Estas propostas têm barbas e têm anos. A CDU por várias vezes, através dos deputados do PCP e do PEV, fez propostas no sentido de haver uma comparticipação do Poder Central. Um resumo desta pouco edificante história pode ser lida em:
http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2009/12/sobral-da-adica.html
e em

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS 

Grupo Parlamentar 
.
Proposta de Lei nº 42/XI 
.
Orçamento do Estado para 2011 
Proposta de Alteração 
MAPA XV – PIDDAC 
11 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território 
50 - Investimentos Plano 
15 - Ambiente e Ordenamento do Território
33 - Habitação e Serviços Colectivos - Protecção do meio ambiente e conservação da natureza
NUT II - Região Alentejo 
Reforço da dotação para 2011----------------------------------------1.000.000 Euros
Reforço de 1.000.000,00 Euros na Medida acima referida para afectação ao projecto situado na NUT II – Região Alentejo (Distrito de Beja) 

- Elaboração de Estudos par desassoreamento do Rio Mira 

- Regularização da Perna Ribeira Seca (Concelho de Moura) 

Assembleia da República, 08 de Novembro de 2010

O Deputado,

João Ramos

.

Fotografia: Frederica Rodrigues (http://olharsobreadica.blogspot.com)

.

Algumas notas à margem:

.

João Dinis, presidente da junta de freguesia de Sobral da Adiça disse, ao jornal A Planície de 15.10.2009: "… eu considero que a Câmara, por si só, não tem capacidade financeira para realizar a obra, mas tem de interceder junto de outras entidades…".

No jornal A Planície de 1.2.2010 a secção de Moura do Partido Socialista declarava que esta obra não é da responsabilidade da Administração Central.

.

A primeira declaração inscreve-se na lusitaníssima lógica do "interceder" (que tem no "ó amigo/ó sôtor faça lá um jeitinho" a sua expressão máxima), leia-se do "requerer", do "pedir" ou do "pedinchar" junto dos poderosos.

A segunda é a revelação do seguidismo em todo o seu esplendor.

.

Desde que tomei posse como vereador em 2005, foi este o meu/nosso percurso:

1. A Câmara Municipal tinha de concluir o projecto, iniciativa em que, uma vez mais, esteve sozinha;

2. À medida que se avançava para a conclusão do processo, teriam de se buscar parcerias para o seu financiamento. Intercedendo ou não intercendendo, somámos recusas: do INAG, da ARH, da ANPC etc. etc.

3. Senti, enquanto cidadão português, uma profunda vergonha. Tinha vergonha da minha impotência em resolver o problema mais depressa - e fomos sempre à velocidade máxima permitida num país enredado em leis, em papéis, em prazos idiotas e em exigências disparatadas -, mas tinha, sobretudo, vergonha do Governo que temos, dos seus boys, dos seus bajuladores e puxa-saquistas.

4. Tive vergonha de vários dos meus interlocutores, não pela recusa em colaborar ou em financiar, mas pelo distanciamento e pela indiferença.

5. Senti o sentido da palavra "abandono". Percebi, em muitas ocasiões, a quem estamos entregues e a forma como o interior é deixado à sua sorte por governos de gente indiferente e pouco capaz.

6. Esses sentimentos só me aguçaram o sentido da luta e aumentaram a determinação. Talvez por isso, e mais do que em qualquer outro dossiê, o processo da Ribeira da Perna Seca me deixa um sentimento pessoal de dever cumprido. Que me leva a aguardar, com impaciência pelo início da obra. A entrega de propostas termina, repito, no dia 17 de Dezembro.

7. Peçam lá ao sr. Pita Ameixa que explique aos sobralenses o voto contra o apoio do Governo a esta intervenção.

Sem comentários: