sábado, 26 de junho de 2021

PORTUGAL NA ESPANHA ÁRABE - 50 ANOS

Precisei, há dias, usar um excerto do prológo ao terceiro volume do "Portugal na Espanha Árabe", de António Borges Coelho. No meio das pesquisas na net vou dar com uma referência de um alfarrabista, onde a coleção completa (quatro volumes) estava disponível. Pareceu-me improvável que assim fosse. A obra está esgotadíssima e é uma raridade, vendida em leilões. A dada altura pensei que talvez fosse uma contrafação (em tempos, houve um espertalhão que fez um fac-símile do 1º volume, quase igual, mas mais pequeno e com uma capa fotocopiada num tom parecido ao original). Mas não. O que estava à venda era mesmo uma primeira edição, a um preço honesto. Nem pensei duas vezes.

Comprei os volumes 2 a 4 em 1982, andava no começo do curso de História. Do volume 1 tenho a tal versão manhosa. Quase 40 anos volvidos, ajustei contas comigo mesmo. O lugar de honra da estante passou a ser devidamente ocupado.

"Portugal na Espanha Árabe" foi publicado pela Seara Nova entre 1971 e 1975.







1 comentário:

ACS disse...

Tenho os 4 volumes da edição original. Foi das obras que (ainda) não tive coragem de oferecer à Universidade de Évora. Abraço