quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SOBRAL DA ADIÇA: A VERDADE DA VERDADE

Perguntava-me há pouco uma sobralense se eu iria colocar um texto no blogue sobre os acontecimentos de ontem no Sobral da Adiça. É que o que está a passar em alguma comunicação social reflecte apenas uma parte da realidade.
.
Respondi-lhe que sim, por várias razões:
.
a) Pela gravidade dos acontecimentos da manhã de ontem;
b) Por ser autarca e por ter tido na minha dependência directa, enquanto vereador da Câmara Municipal de Moura, o dossiê do projecto da Ribeira da Perna Seca;
c) Por não temer a verdade e gostar de falar claro;
d) Para poder desafiar os especialistas em coisa nenhuma a desmentirem uma só afirmação deste texto.
.
.
É esta a verdade sobre a Ribeira da Perna Seca:

1. Boa parte das construções da zona junto à ribeira foram construídas em leito de cheia;
2. A própria ribeira viu o seu espaço preenchido por edificações (isso pode ser constatado ao olhar para uma das pontes, cujos arcos estão hoje obstruídos pelas margens);
3. A terrível cheia de 5 de Novembro de 1997 foi um alerta importante em relação aos riscos que corre a zona baixa do Sobral;
4. À boa maneira portuguesa, rapidamente o governo se descartou, legislando (essa palavra tão cara aos burocratas e aos profissionais de coisa nenhuma) e passando a responsabilidade das obras nas margens das ribeiras para as câmara municipais e, pasme-se, para os proprietários dos terrenos confinantes com as ribeiras;
5. A Câmara Municipal de Moura tomou a seu cargo a responsabilidade de executar o projecto das obras da Ribeira da Perna Seca, processo que, depois de vencidas todas as dificuldades, foi finalmente aprovado em Fevereiro de 2008;
6. As obras previstas têm um custo global (preços de inícios de 2008) de 2.545.200 €;
7. Antes e depois disso fez a Câmara Municipal inúmeros contactos com as mais diversas entidades (CCDRA, Instituto da Água, Protecção Civil, Administração da Região Hidrográfica do Alentejo) no sentido de serem encontrados meios que permitissem a uma autarquia com meios limitados, como a nossa, ultrapassar este problema;
8. A proposta da Câmara de Moura é simples e qualquer pessoa com um mínimo de dicernimento a subscreverá: é necessário que o Governo (sim, o Governo!) participe directamente na resolução do problema e é importante que a Câmara de Moura financie parte das obras;
9. Os princípios de solidariedade entre as instituições devem funcionar e é obrigatório que o Governo tenha uma participação directa na resolução deste problema;
10. Até à data todas as entidades nos bateram com a porta na cara;
11. Tenho nas minhas pastas documentação que prova o que estou a dizer;
12. A última reunião sobre esta matéria teve lugar na Câmara de Moura no passado dia 3 de Junho (a Administração da Região Hidrográfica do Alentejo fez saber, na véspera, que não iria estar presente);
13. Ao longo dos últimos anos o Partido Ecologista "Os Verdes" (que integra a CDU) apresentou na Assembleia da República propostas para o Governo inscrever no orçamento uma verba necessária à concretização das obras;
14. O PSD, primeiro, e o PS, depois votaram contra;
15. Melhor dizendo, o PS votou a favor quando estava na oposição e depois votou contra quando já estava no poder;
16. Ainda hoje estou para perceber porquê;
17. Objectivamente falando, nem o PS nem o PSD ajudaram à resolução do problema;
18. Ontem, voltaram a verificar-se problemas no Sobral da Adiça;
19. Tínhamos, há alguns dias e antes das cheias de ontem, afirmado perante a população do Sobral que, se o Governo de Portugal continuasse a manifestar indisponibilidade para apoiar a intervenção, iríamos tomá-la à nossa responsabilidade, ainda que de forma faseada e tendo em conta a dimensão do investimento que a obra comporta;
20. É isso que iremos fazer de seguida, ainda que se lamente que o Governo do PS continue de costas voltadas para o problema. Não desistiremos também de obter junto das entidades competentes a compensação financeira que um investimento desta importância justifica.


.


Nota final: gostaria de deixar claro que assumi, em 2005, perante o Presidente da Junta de Freguesia do Sobral da Adiça que o projecto estaria concluído e pronto a entrar em obra antes do final do mandato; é importante também sublinhar que o Presidente da Junta de Freguesia foi sempre mantido ao corrente de todas as diligências efectuadas.

17 comentários:

mlpetronilho disse...

ribeira e lagoa é a mesma coisa?
Harmonização de definições e critérios de delimitação psara as várias tipologias de ásreas integradas em Reserva Ecológica Nacional" está agora ser discutido para sugestões e eventuais alterações. Não vem nada sobre ribeiras...talvez importe, para viabilizar financiamentos comunitários e outros, impedir construções,etc.

Unknown disse...

Obrigada pela informação que proporcionou aos que gostam de ser esclarecidos.
A ribeira de Perna Seca é uma herança pesada para o Sobral.
Em termos sociológicos sempre dividiu a aldeia entre "ricos" e "pobres", estigma esse marcante noutros tempos, mas que felizmente, a pouco e pouco, foi desaparecendo.
Como fonte de lazer não é lá grande coisa - no Verão, quando precisamos de água, está seca, no Inverno é água a mais. Sempre provocou cheias quase incontroláveis.
Mas é a ribeira que temos no meio da nossa aldeia.
Como a aldeia não pode mudar de sítio, teremos que tomar conta da ribeira.
Espero que não desista desse projecto, com todas as dificuldades que já enfrentou e que ele lhe possa vir a acarretar no futuro.
Só quem não teve que sentar à mesma mesa um conjunto de parceiros para resolver um problema é que não entende o que nos diz. Ainda para mais, para darem dinheiro!
MEG

Anónimo disse...

O Ponto 19 e 20 do seu texto diz tudo "iríamos tomá-la à nossa responsabilidade" (a Obra),porque não o fizeram nºao há 12 anos ,mas por exemplo há 8,já estaria agora feita.

Augusto Costa disse...

Realmente os noticiários são "estrategicamente" incompletos e no que respeita a responsabilidades ... essas levas o vento.
Pode ser que se encontre o necessário financiamento para o projecto de regularização da ribeira no Fundo de Recursos Hídricos, que vai ser disponibilizado pela ARH a partir de Janeiro de 2010. Acho que este tipo de projectos fará todo o sentido num fundo que deve ser utilizado em medidas de gestão da água que contribuam para o bem público.

Anónimo disse...

...as desgraças dos outros...
certas pessoas, pelo menos aqui em Moura parece que ficaram satisfeitas com o diluvio...
emcontraram um meio de propaganda
de baixo nivel para enxovalhar a CDU e o Sr Jose Maria, pensam que foi um trunfo muito bom para eles,
o PS já esteve na Camara e com um Presidente do Sobral...O que ele FEZ ?
...NADA...NADA...

Anónimo disse...

Ontem vi as resportagens da VI sobre a intempérie em Sobral da Adiça e fiquei estarrecido.

A Câmara Municipal de Moura andou no terreno desde o primeiro minuto, primeiro o executivo, depois com técnicos de diversas áreas, destacou meios humanos e máquinas para fazer a limpeza da ribeira e da zonas contíguas e, pasme-se, aparece o senhor presidente da Junta de Freguesia a dizer: "andamos a fazer a limpeza"!

Que a população atire pedras à Câmara de Moura, ainda que sem razão nenhuma e por algum desconhecimento, é um direito que lhes assiste em democracia.
Mas o presidente da Junta de Freguesia, sabendo a actuação da Câmara no terreno, induzir em erro os seus cidadãos e os milhares de pessoas que assitiram às reportagens, é simplesmente inadmissível.

Compreendo agora, com mais clareza, porque é que a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça se tem mantido tanto tempo como um "feudo" do PS. As pessoas andam a ser enganadas, induzidas em erro e acicatadas contra a Câmara de Moura sempre que a oportunidade se apresenta, e isto acontece há décadas.

Pergunto à população de Sobral da Adiça: sabem realmente quais foram as obras e as intervenções da Junta de Freguesia na aldeia nos últimos anos? Que arranjos foram feitos e onde? Que diligências tem feito junto dos organismos competentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Será que apenas a Câmara de Moura é que tem responsabilidades no desenvolvimento da freguesia? Será que é legítimo os sucessivos presidentes da Junta baixarem os braços e esperar que a Câmara faça, faça e faça, e quando lhes dá jeito fazem exaltar os ânimos da população para que a sua inércia passe despercebida?

Até quando vai a população de Sobral da Adiça permitir esta situação?

Deixo estas palavras para reflexão.

Santiago Macias disse...

COMENTÁRIO ANÓNIMO AO QUAL CORTEI UMA PASSAGEM QUE MENCIONAVA ENTIDADES QUE NÃO AS DIRECTAMENTE ENVOLVIDAS NOS ACONTECIMENTOS

Irrita-me profundamente que se ignorem factos em questões cruciais para as populações e que as mesmas deviam saber e poder pensar sobre elas.

Em primeira instância, os organismos que estão mais próximas das pessoas são as Juntas de Freguesia.

Em dezenas de anos à frente dos destinos da freguesia, nunca vi a Junta de Freguesia avançar de "peito aberto" para resolver os problemas da sua população.

Pelo contrário. Sempre assisti ao atirar das pedras e ao esconder da mão, colcocando todas as responsabilidades, mesmo as suas, nos "ombros" da Câmara Municipal de Moura.

Que seria de Sobral da Adiça se não fosse a Câmara? Apontem-me uma obra que tenha servido a população realizada pela Junta de Freguesia?

O monumento de homenagem aos jovens mortos na guerra? É importante, mas não resolve os problemas do dia-a-dia das pessoas e, aliás, teve comparticipação financeira da Câmara.

A criação de um parque de merendas? É importante, mas há outras necessidades a que a Junta de freguesia tem que atender. E mesmo esta intervenção contou com a colaboração da Câmara de Moura.

E podia continuar com mais exemplos, mas deixo apenas mais um, que diz tudo: recentemente algumas famílias ciganas ficaram desalojadas em Sobral da Adiça. Quanto a Câmara de Moura interviu, como lhe competia, onde estava o presidente da Junta de Freguesia, que devia, à partida, ter resolvido algumas situações?

Não o fez. Escondeu-se. Acicatou os ânimos e permitiu que a população se revoltasse contra uma acção legítima, em defesa de munícipes. Sim, de munícipes que viviam debaixo de um tecto, mesmo que mau, com o conhecimento e beneplácito da Junta de Freguesia.
Os ciganos são considerados cidadãos de segunda ou de terceira? São, sem dúvida. Mas são cidadãos daquela freguesia.

Nem preciso aqui dizer o que aconteceria se a Câmara de Moura tivesse a mesma atitude em relação às pessoas que foram agora afectadas, se necessitassem e ser realojadas. Provavelmente asssitiríamos ao presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça a acicatar os animos contra a Câmara por querer instalar os cidadãos de primeira no campo de futebol ou no pátio da escola. E bater em retirada.

Quando é que isto vai terminar?

E digo mais: a quem cabe, em primeira instância, a limpeza da Ribeira da Perna Seca? A quem cabe velar para que os terrenos contíguos à ribeira sejam limpos?

Deixo estas palavras para reflexão.

Anónimo disse...

Enquanto candidata pelo CDS-PP à Camara Municipal de Moura, faço meia-culpa da ausencia de resposta do poder governamental porque era um dever também meu junto da bancada parlamentar do CDS-PP exigir apoio nesta matéria...também me poderiam ter informado que necessitava dessa ajuda porque tudo teria feito para mais vozes se levatarem e dar apoio ao Sobral, assim e independentemente do resultado eleitoral o CDS irá dar voz a esta "MINHA" Freguesia apoiando qualquer que seja o Candidato eleito. Não é uma promessa é um dever meu.

Sílvia Ramos

Anónimo disse...

"Simplesmente" excelente... bem descrito e acredito nesses factos. Os "SOBRALENHOS" que vejam bem a verdadade, com todas essas provas em seu favor. Sou desde há muito "PS", mas acredito que o vosso mandato bem recente vai dignificar todos aqueles que votaram CDU, assim como eu fiz. Desta forma em Moura, serei sempre CDU.

Gabriel Ramos disse...

Caro Santiago...este texto por ti escrito revela profundamente a questão da Ribeira da Perna Seca. É lamentável como o executivo PS na junta do Sobral sempre tem posto as culpas de tudo o que acontece de mal na minha freguesia à CMM onde esta questão não foge à regra.
Porém desde há um mes para cá e depois da CDU ter feito a sessão de esclarecimento junto à referida ribeira e ter mostrado à população que se a Ribeira continuava naquele estado era culpa do PS e isto com a prova de documentos, nunca mais tiveram a ousadia de fazer tal coisa pois ou era por desconhecimento do caso (o que não me admira nada pois pouco ou nada tem sido feito por eles para a resolução do problema a não ser enveredar pelo caminho mais fácil que é culpar a CMM sem se preocuparem com as diligencias tomadas para a resolução da questão ), ou de mais uma tentativa de encobrimento do trabalho do executivo camarário e da CDU na Assembleia da Republica que tudo têm feito para que esta situação se resolvesse. Digo isto pois por incrível que pareça no Sobral da Adiça o executivo PS faz passar para a população que tudo o que corre mal na freguesia é culpa da CMM e tudo o que é feito é obra deles quando é do conhecimento de quem quer saber a verdade que não é nada como eles pregoam aos 7 ventos.
Por fim a população ficou a saber a verdade da verdade e a verdade é tão crua e nua como a seguinte…
1-na coligação psd/cds com a governação Santana Lopes, estas duas cores partidárias tendo maioria votaram contra a proposta da cdu do orçamento da obra entrar no orçamento de estado. Tendo o PS votado a favor quando nada podia fazer para resolver o que quer que fosse
2-no ano seguinte e com a maioria do Socrates a CDU sabendo que no ano anterior o PS tinha votado a favor e agora detendo a maioria tudo se iria resolver com os votos da esquerda...mas pasme-se quem pensa que votaram a favor...nada disso...votaram contra.
3-a minha única conclusão é muito simples e é a seguinte…que essa bancada parlamentar quando nada pode fazer sobre determinado assunto vota a favor para ficar bem visto por todos e depois de subir ao poder a sua posição muda radicalmente, chegando a votar contra propostas que pouco antes tinha votado a favor como foi o caso.
Pergunto-me eu o que andam a fazer os deputados eleitos pelo PS no circulo eleitoral de Beja na AR e pergunto-me eu se este executivo não poderia ter tomado diligencias junto dos seus deputados PS (isto se não o fizeram e não encararam a situação preocupante) para que esta situação se resolvesse de uma vez por todos nem que fosse por solidariedade pelos seus colegas de partido.
Por incrível que pareça depois da sessão de esclarecimento e com os documentos apresentados alguns simpatizantes do PS continuavam a dizer que isto tudo era mentira e eu a perguntar-me se essas pessoas tinham sido alvo de um Reset do disco rígido tal era a teimosia em não acreditar nos documentos apresentados. Como sempre defendi uma coisa muito simples na democracia que é o seguinte…o povo é solene e que temos que acatar as suas decisões. Jamais me irei opor contra o meu povo quando o único que a CDU pretende é um SOBRAL MELHOR.
Voltaremos daqui a 4 anos e ai sim seremos vencedores acabando com a hegemonia PS que tanto tem feito sofrer o Sobral a todos os níveis e continuara a fazer nos proximos 4 anos.

Um abraço

Gabriel Ramos

Anónimo disse...

É muito triste que tenha voltado a acontecer novamente a mesma tragédia que aconteceu á 12 anos atrás. Foi muito difícil para todas as pessoas que reviveram momentos de sofrimento, de angústia e de perdas. Dificilmente me irei esquecer, não fui afectada mas familiares meus foram e muito, e foi um sofrimento muito grande.
Não me entra na cabeça como é que o povo do Sobral voltou a votar no mesmo presidente!!
Sou sobralense, não habito no Sobral, mas a minha família sim, vou á minha terra com muita frequência, e é vergonhoso ver que o Sobral continua na mesma. Passaram 12 anos depois das intempéries que devastaram em parte a minha aldeia, passaram 3 mandatos nestes anos e ninguém fez nada. Será que o povo gosta que aconteçam desgraças destas!?
Tinha esperança que o Gabriel tivesse ganho estas eleições, não aconteceu, mas tenho esperança que daqui a 4 anos ganhe, sim, porque só mudando é que este problema provavelmente será resolvido!!!
Enquanto sobralense, Santiago, agradeço as suas palavras aqui escritas a esclarecer este assunto!!! Pode ser que estas palavras façam com que os sobralenses caiam na realidade.

Anónimo disse...

não vêm que metade da população do Sobral não sabe ler.e é triste mandarem sempre a culpa para o governo, assumam a responsabilidade uma vez na vida.

Santiago Macias disse...

O/A senhor/a também não sabe escrever e isso não impede de ter opinião.
Uma certeza pode ter em relação às pessoas: não são estúpidas.

Anónimo disse...

Tem razão senhor Santiago tenho aqui uns erros no meu comentário, mas ninguem chamou estúpido a ninguem.

Anónimo disse...

Deve de haver alguma forma de pedir verbas para a costrução da ribeira.
Existem muitos municipios que pedem verbas(do genero, a fundo perdido) de valores descabidos para projectos de lazer, porque não pedir para algo que realmente beneficie a população, neste caso do sobral da adiça.

António Baião disse...

António Baião, natural de Sobral da Adiça e a trabalhar em Moura.

Boa noite,
Li com muita atenção o artigo que me alertas-te para ler no teu blogue e acho que tens razão, como te disse logo na altura.
Deixei passar algum tempo, pois acho que as opiniões a quente não são as mais correctas...
Numa das cadeiras de Hidráulica Aplicada que tive no meu curso, o trabalho prático a realizar era uma barragem de terra, com um coroamento não inferior a 150 m de comprimento. Como natural do Sobral da Adiça escolhi um troço da Ribeira da Perna Seca, a jusante do Sobral, a cerca de 1000 m onde esta intersecta a estrada para Safara... asneira, pois, além de ficar com um conhecimento mais profundo do que pode acontecer ali, não me serviu para nada, pois o canal de descarga, para a cheia dos 100 anos teria de ter 170 m de desenvolvimento, para 0,35 m de lâmina de água..., o que inviabilizava a construção.
Na minha modesta opinião, pois não sou especialista em hidráulica, mas como observador atento dos efeitos das cheias de 97 e 2009, a solução mais económica pode passar pelo alargamento do canal e simultâneamente alargar o aqueduto da estrada que liga Safara ao Sobral, que é o grande responsável por todo o processo.
Enquanto não se pensar em assumir que o aqueduto não tem secção suficiente e que o Instituto das Estradas tem de ser responsabilizado pelo facto, não se chegará a nehuma conclusão realista e económicamente viável.
É verdade que foram efectuadas construções, clandestinas inicialmente, e penso que agora, legalizadas, mas a Câmara possui um levantamento fotoaerogramético, penso que de 1944(?), onde pode aferir da legalidade de algumas construções existentes..., embora quanto a mim essa não seja a questão fulcral.
Quanto às politiquices apresentadas nos comentários, dispenso-me das comentar, pois todos temos culpas no cartório, ou não fossemos todos CIDADÃOS DE PLENOS DEVERES.
Não me questiono de quem é a culpa, ou se a tem mais culpas ou mesnos culpas que b, o que eu, como cidadão com deveres e direitos, gostaria de ver resolvido, era o problema do alagamento de habitações de pessoas que tanto prezo, e que são impotentes para resolver o problema.
Se precisares dos meus fracos préstimos, sabes que podes contar comigo.

Cumprimentos,
António Baião

Anónimo disse...

Concordo plenamento com o conteudo deste blogger... Infelizmente, o partido do PS tem xumbado muitos projectos, os quais iriam melhorar a localidade...