sábado, 10 de outubro de 2009

IS BIG BROTHER WATCHING YOU?

Fui tirar o meu primeiro cartão do cidadão. As explicações são todas óbvias e evidentes. Incluem palavras como racionalização, poupança, organização. Com tanta vantagem começo a ficar desconfiado. Foi o que me aconteceu no outro dia.
.
Pediram-me o BI (caducado), o cartão de identificação fiscal, o cartão da ADSE, o cartão de eleitor. "A morada se faz favor. E um número de telemóvel". É para uma base de dados, decerto. "Ponha-se de frente para a máquina". A máquina mediu e decretou que perdi um centímetro em dez anos. Na altura, quero eu dizer. "Agora ponha aí os indicadores. Não é no ecrã. É aí de lado". Pus. Os indicadores passaram a estar numa base de dados. "Agora assine aÍ". Assinei com uma caneta à James Bond. A assinatura vai para uma base de dados. "Agora é preciso voltar a por os indicadores neste aparelho. Primeiro o direito. Já está. Agora o esquerdo. Já está". Senti que a minha vida passou a estar partilhada, com alguém que não conheço, num computador algures.
.
Ao sair do tribunal olhei instintivamente para trás. Juro.
.
Quantos quilómetros são de Moura a Langley?
.

2 comentários:

Helena disse...

São as novas tecnologias :)

jp disse...

bonjour Santiago
viendrez vous demain ?

Cher(e) participant(e) au premier Séminaire Transnational du projet MEDISS

Avant tout, nous vous remercions de votre inscription à cet évènement, et nous espérons répondre à vos intérêts e attentes. Nous avons réservé votre place à la Table Ronde à laquelle vous vous êtes inscrit.

INSTALLATIONS:

Le séminaire aura lieu au Cinetreatro Caridade de Moura, prés de l’église São João Batista, en centre ville.

Pour vous y rendre: http://maps.google.pt/maps/ms?hl=pt-PT&ie=UTF8&msa=0&ll=38.14232,-7.446198&spn=0.014851,0.021029&z=15

Le déjeuner (buffet) sera servi ailleurs, toujours en centre ville.

EXPOSITION DE MATERIELS

Nous profitons pour vous faire part que, et ceci sur proposition de l’une des participantes, si vous le désirez, vous pouvez amener des livres, documents, flyers, etc., liés aux thèmes abordés, et en particulier aux Plantes Aromatiques et Médicinales, dans un but de démonstration et partage avec les autres participants. Il sera d’ailleurs dédié un espace d’exposition à ce type de matériel.

TEMPS
Durant ces prochains jours, il fera beau et chaud.

Nos sincères salutations.
Maria Clara Lourenço

Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
Tv. da Misericórdia, 4, 1º, 7860-072 MOURA

Tel +351 285254931
clara.lourenco@adcmoura.pt
adcmoura@adcmoura.pt
www.adcmoura.pt
www.agoramoura.com