domingo, 18 de outubro de 2009

FRANCISCO LOUÇÃ DANÇANDO O CHARLESTON

"55 por cento dos eleitores próximos do Bloco de Esquerda pertencem à classe alta e média-alta (...)", lia-se no Expresso de ontem.
.
O estilo gauche chic do BE e esta adesão burguesa ao BE fazem lembrar um pouco aqueles aristocratas ingleses que, nos anos 20, se deixaram seduzir pelo socialismo mais radical. As festas da alta sociedade era um misto de Marx, champanhe (suponho que servido por uma criadagem devidamente uniformizada) e charleston. Ontem como hoje: o linguajar demagógico e de grande efeito cénico esconde, por norma, o mais absoluto calculismo e o mais perfeito conformismo.
.
Só falta saber quem vai um dia dançar a valsa do poder com Francisco Louçã...
.

20 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, eu não quero ser venenoso, mas as figuras centrais do PC pertencem a que classe?

E quando falo em figuras centrais refiro-me a deputados, eurodeputados, presidentes da câmara, vereadores, comité central, a nível nacional.

Embora estes termos de classe média, classe média-alta e classe alta tenham origem no capitalismo, penso que consigo enquadrar a maior parte das figuras principais do PC na classe média-alta.

Santiago Macias disse...

Não é nada venenoso, ora essa. Mas não me consta que Jerónimo de Sousa pertença à "upper class". Ou mesmo à classe média alta.
Quanto à equipa de Moura, idem aspas. Não creio, caro AMC, que possamos considerar o bairro da Salúquia ou a Capinha Rota ou Pias como zonas de habitação da classe média alta.
Um abraço para si.

Curioso disse...

Mas, Santiago, tudo depende do que se entende por classe média ou média-alta.

Se entendermos que da classe média fazem parte os individuos com um vencimento suficiente para viver desafogadamente e ainda com capacidade para gastar algum dinheiro em cultura, nomeadamente concertos, teatros, cinema, desporto, etc, poderemos então deduzir que a classe média-alta será a que fará isso e um pouco mais: capacidade para férias fora de casa e/ou do país de origem, frequência mais assidua em espectaculos, viaturas de gama média-alta, etc, etc. Este tipo de conceito não é muito consensual e não consigo encontrar uma definição que me agrade totalmente.

Pelo facto de se morar em Pias ou em Santo Aleixo ou na Capinha Rota ou na Salúquia não será obrigatório dizer que qualquer pessoa que lá habite não poderá pertencer à classe média-alta. Da mesma forma que o facto de eu morar na linha de Cascais não faz de mim alguém da classe alta. É também no concelho de Cascais que existem os maiores e mais pobres "bidon-villes".

Eu até arrisco a dizer que qualquer pessoa que ganhe mais que o dobro do ordenado minimo nacional pertence à classe média! E por aí fora...

Não quero com esta conversa estar a defender o BE. Longe disso. Mas também fico com a ideia que a diferença entre o BE e o PCP não é tão grande como o nosso "amigo" Louçã quer fazer parecer.

Curioso disse...

Ah! Gostei do pormenor do Jerónimo de Sousa não constar da "upper class". Não imagino o homem a frequentar as festas juntamente com a Lili Caneças. Realmente isso ultrapassa a minha imaginação!! Ehehe!

Um abraço também para o amigo Santiago!

Santiago Macias disse...

É verdade que os sítios não definem classes sociais. Mas o ambiente em que nós os 4 (os eleitos da CDU para esta Câmara) crescemos não chegava ao padrão "classe média". A qual, verdade se diga e em grande medida, é uma criação pós-25 de Abril.
As diferenças BE/PCP? Ui, são imensas, não só pela agenda como pelo estilo.

Curioso disse...

O problema da divisão de classes acaba sempre por não haver uma medida exacta para cada um. O ambiente onde cada um de nós cresceu não é mais do que uma preparação para o futuro, não uma divisão de classes. O que nós fazemos com essa preparação é que nos diferencia.

Neste nosso país onde valorizamos o Senhor Engenheiro e o Senhor Doutor, também não será a formação escolar que define as classes. Também não é o berço onde nascemos que nos obriga a que fiquemos para o resto da vida numa classe social pré-estabelecida. Temos vários exemplos de pessoas bem sucedidas que vieram de familias com menos recursos, mas com muita vontade de ter sucesso. Acho que o nosso "amado" AOS foi um deles.

A minha infância não foi muito diferente da infância de colegas meus de trabalho que sempre viveram em Lisboa ou nos seus arredores (Carcavelos, Oeiras, Sintra, etc). A diferença é que eles são 20/30 anos mais velhos do que eu... Alguns deles fazendo parte de familias ricas. Agora não passam de borra-botas iguais a mim. Mas a vida é assim mesmo.

No meu comentário não estava a particularizar nenhum caso. Dava apenas o exemplo das figuras centrais do PCP, nada mais. Nâo tome estes meus comentários como acusações ou indirectas para o Santiago e para o resto dos eleitos para a CM de Moura.


Cpts.

Santiago Macias disse...

Amigo AMC
Percebo o seu ponto de vista. Quando a sua vida profissional lhe permitir, e estiver aqui por estes lados, diga qq coisa, para podermos debater este assunto pessoalmente. Santo Aleixo é SEMPRE um óptimo sítio para a gente falar!

Fernando Pinto disse...

Ser venenoso (com respeito...)
Francisco Louçã ...
Figuras centrais do PCP...
As diferenças do BE/PCP? Ui são imensas, não só pela agenda como pelo estilo...

Não posso deixar de entrar para por um pouco mais de pimenta!

Em determinada altura da minha vida de escola, no 9º ano e na disciplina de História, estudei que o Fascismo = Nazismo - Racismo ou que o Fascismo + Racismo = Nazismo.

Nesta logica, será que +/- não será assim?

PCP - sectarismo = BE ou
BE + disciplina russa = PCP ou
PCP + liberdade =BE ou ainda
PCP - " cabrestos " = BE?

Não sou do BE e não consigo ser de nenhuma força politica porque ao ser de alguma coisa fico como se estivesse amarrado. Em todo o caso, admiro o BE por ser a unica força politica que encara os problemas actuais sem problemas e sem rabo de saias. Dizem o que sentem e não têm problemas com nada. Em todo o caso, não posso deixar de dizer que sou de esquerda ( até sou canhoto ) e que muito lamento a falta de actualização do PCP. Até me fazem lembrar a igreja católica ( os extremos são parcidos)que para reconhecerem que era a terra que girava em torno do sol foi necessário... Lá para o séc XXX vão estar de acordo com os métodos contraceptivos.

Pois è Santiago, na verdade acredito que as diferenças do BE/PCP sejam de agenda (pouco importa) e de estilo como tu dizes.

Será que o problema não está no estilo?

È que o estilo tem que se ir modernizando e não pode nunca ficar parado porque o Mundo pula e avança. Em todo o caso, sabes bem que aceito e respeito as tuas ideias.

A brincar, tenho que te dizer que è por falta de estilo que as pessoas bricam com as tuas camisas ou com os teus papilons. Mas se tu gostas, só tens mesmo que continuar e ai eu estou por ti pois não tens que fazer o que te mandam.

A terminar, queria perguntar-te se tu não achas que è por algum motivo que pessoas como Carlos de Brito (não necessita de apresentações) ou Domingos Lopes que fez parte do Comité central do PCP, foi ministro sem pasta dos governos provisórios, responsável pelo sector internacional do PCP e è um pretigiado advogado e vice-presidente da comissão de Direito Humanos da ordem dos advogados, bateram com a porta no PCP? Qual será a justificação que tu arranjas para teres perdido Câmaras Municipais para pessoas que foram eleitas no PCP e passaram para independentes (batendo com muita força no PC) como os autarcas de Estremoz, Redondo ou Sines?

È sempre um prazer trocar ideias com amigos e ainda mais com os de infancia!

Um grande abraço

Fernando Pinto

anamarafada disse...

Cabresto = arreio de corda, couro ou linhagem com que se prendem e conduzem as cavalgaduras pela cabeça e sem freio...

Com amigos como este quem precisa de inimigos...

Fernando Pinto disse...

Para anamarafada

Quando me refiro a cabrestos, quero referir à parte que tapa lateralmente os olhos aos animais de tracção e que fazem com que estes só tenham vizibilidade para a frente. Certo?

No que diz respeito aos amigos, tenho que lhe perguntar se todos aqueles que são seus amigos têm que ter as suas opiniões politicas?

Cumprimentos

Fernando Pinto

Anónimo disse...

É triste que para o PCP o pior inimigo seja o Bloco de Esquerda.

Felizmente não é essa a postura que se vê no BE, que é muito claro ao dizer que o inimigo do BE é a direita e não o PCP. è que o BE, quer queiram , quer não não é um grupelho de rapazes irresponsáveis como sempre foram acusados pelos outros partidos. O BE tem muitos jovens,felizmente, mas tem muita gente de cabelos brancos que merecem o respeito de todos os anti fascistas.
Não é a achincalhar o Francisco Louçã que a esquerda avança. Não é isso que ele faz em relação a Jerónimo de Sousa. Penso que o PCP tem que"crescer" e aprender com a maturidade política do Bloco de Esquerda.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Isso das classes é um assunto muito simples e ao mesmo tempo muito complexo. Será que se alguém que não nasceu numa simples rua, de um bairro popular, mas que ainda assim quer fazer da sua vida uma luta por uma sociedade mais justa não pode estar no PCP? Será que percebi bem?!... Mas não há intelectuais no partido comunista ? Claro que há! Para mim uma das figuras que mais admiro na actualidade é o nosso querido José Saramago. Ele não trabalha com uma enxada, mas com uma caneta e é indiscutível de que lado ele está.

Com essas atitudes em relação ao bloco de esquerda começo a achar que o partido comunista é muito parecido com a igreja católica : para se ganhar o reino dos céus, temos que sofrer, ser pobres, ignorantes... Para se ser do PCP, idem.

Anónimo disse...

Sou do BE e apesar disso sempre votei para a Câmra municipal de Moura na CDU. Pois agora ao ler esta crónica, digna de Augusto Santos Silva, usando argumentos em tudo semelhantes aos desse senhor do PS nunca mais o farei: prefiro votar em branco a ter de votar em quem ataca o meu partido com argumentos tão primários.

Anónimo disse...

É curioso ler esta crónica. Retirando uma noticia do jornal de Pinto Balsemão, como todos sabemos, esse grande homem de esquerda, o comunista Santiago Macias ataca o BE. Se fosse o Paulo Portas, agora este senhor?

Santiago Macias disse...

Os temas políticos são sempre os mais "sumarentos"...

Não se trata de achincalhar ninguém e o BE não é inimigo do PCP. Mas claro que vejo o BE como um produto claramente burguês e com uma agenda virada para o mediatismo mas com pouca consistência. Mas sem dúvida que a ideia que é a TAL força de esquerda vai fazendo caminho.

Eu, ao estilo do Augusto Santos Silva. A única semelhança é eu chmar-me Santiago Augusto...

Quanto às posições de cada um em relação ao voto é coisa que não comento.

anamarafada disse...

Caro Fernando Pinto

Quanto ao significado que quer dar aos cabrestos, a conclusão final que se retira é a mesma.
Quanto aos meus amigos, claro que não têm de ter a mesma opinião nem ideologia política. Mas depende também da opinião. Não seria capaz, por exemplo, de ser amiga de alguém de ideologia racista ou fascista.
Mas, convenhamos, se um amigo meu me chamar cavalgadura (ainda indirectamente e em sentido figurativo) e, ainda por cima, publicamente,ponho em causa essa amizade. Deve ser defeito meu. Tenho mau feitio.

anamarafada disse...

"Dizer, como disse Saramago, que tudo o que se lê na Bíblia é “absurdo” e “disparatado” não é apenas infantil. É, vindo de um escritor, revelador de uma assinalável ignorância e insensibilidade cultural. Não apelo a nenhum tipo de tolerância ou respeito – todos somos livres de dizer o que entendemos e ninguém tem o direito a impor aos outros o silêncio -, mas apenas ao uso frequente dos neurónios. Como se estivesse a falar com uma criança: José, os cristãos sabem que a Bíblia não é um compêndio de história."

Por Daniel Oliveira 19 Out 09
em http://arrastao.org/sem-categoria/absurdos-e-disparates/comment-page-3/#comment-90995

- Daniel Oliveira, do Bloco de Esquerda

Bloquista (ex-comunista) que diz "o que sente, sem problemas", mas que não admite a mesma liberdade aos outros, insultando até Saramago, parece-me a mim.

A assinalável ignorância, parece-me a mim, é este senhor achar que os cristãos sabem que a Bíblia não é um compêndio de história.
É que alguns (muitos) não sabem...

Anónimo disse...

O que eu gosto é de malhar nessa esquerda caviar e demagógica do BE: Augusto Santos Silva

Qualquer semelhança é pura coincidência.

Anónimo disse...

Este Fernado Pinto não é aquele que a Câmara lhe cedeu parte da piscina coberta para sede do clube de natação, dele?

Santiago Macias disse...

Estamos a fugir ao tema. Mas poderei clarificar essa história da piscina na segunda-feira. Cuidado com afirmações simplistas!