terça-feira, 20 de outubro de 2009

KIAROSTAMI

A primeira vez que vi este filme já ía a meio. Foi há alguns anos na RTP2. A história era simples e ainda fui a tempo de apanhar o enredo: um miúdo apercebe-se, ao chegar a casa, que tinha trazido o caderno de um colega. O filme acompanha o seu percurso, de rua em rua, de aldeia em aldeia, num Irão rural, à procura da casa do amigo, na vã tentativa de lhe devolver o caderno. O final é revelador e, para quem andou na escola primária e teve amizades assim, sem surpresas. É um dos filmes mais ternurentos que já vi e um dos raros que, na idade adulta, me comoveu a sério. Todos nós já tivémos um dia, há muitos anos, um amigo assim.
.
.
O filme Where's Friend's Home? foi rodado em 1987 por Abbas Kiarostami (n. 1940), custa menos de 15 dólares e está disponível em DVD no site http://www.iranianmovies.com/. A versão à venda é falada em farsi, com legendas em inglês.

3 comentários:

Rui C disse...

Também "apanhei" este filme por mero acaso na Rtp2, já lá vão uns bons anos...a verdade é que me prendeu até ao fim! Um belo filme... Existe por aí um site que tem grandes peças de filmes menos comerciais para download. Para não fomentar a pirataria, apenas digo para irem ao google e fazer a pesquisa por "foreign movies"...é a 1ª página.

Anónimo disse...

É pena em Moura termos um cinema municipal em que a politica de propaganda americana é a única com voz. É pena não termos, como por exemplo em Serpa, acesso a filmografias Europeias, Asiáticas ou Africanas. Esperemos que o Santiago, com poderes importantes mude a situação. Espero um dia poder assistir na minha terra a filmes como Através das oliveiras(parece-me mais próximo da nossa realidade do que qualquer filme americano) do Abbas Kiarostami.

André Ferreira

Santiago Macias disse...

Obrigado pela dica Rui C. Quanto a outras cinematografias virem a Moura sou o primeiro a estar de acordo consigo. Mas tb já é tempo da chamada sociedade civil se mexer e organizar coisas alternativas. Vamos lá a isso!