sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ENTRE O NÍGER E O NILO

Between Niger and Nile é um célebre livro de Arnold Toynbee (1889-1975). Foi traduzido em português com o sugestivo título de África Árabe, África Negra. As diferenças entre uma e outra estão bem evidentes nessa obra, que li nos tempos de estudante e que amanhã retomarei.
.
Domingo é dia de referendo no sul do Sudão. O país vai dividir-se em dois. Os secessionistas ficarão com a área onde há petróleo... Não é a primeira vez que coisas destas acontecem. Há uns anos nasceu a Eritreia, um país que deixou a Etiópia sem acesso directo ao mar. Reabre-se no domingo a caixa de pandora das divisões territoriais.
.
Daqui por 30 ou 40 anos, quando alguns documentos classificados puderem ser lidos se saberá a verdade. Independentemente das legítimas aspirações dos povos à autodeterminação, ver-se-á quem manipulou o quê. Leia-se o artigo do embaixador José Cutileiro no Expresso do passado sábado e veja-se como a grande potência - actualmente só há uma - cria heróis, mitos e factos à sua medida. E na justa medida dos seus interesses.
.
.
Há vários abismos entre as duas fotografias: a de cima é de George Rodger (1908-1995) e faz parte do livro Village of the Nubas; a de baixo é de Marco di Lauro (n. 1970) e integra o projecto Khartoum, jewel of the desert. São do mesmo país. Retome-se, então, a leitura de Toynbee.

Sem comentários: