sexta-feira, 1 de junho de 2012

LANCES DE CAPOTE - 1: VERÓNICA

Aproveito o estarmos em plena temporada para dar início a uma nova série temática aqui no blogue.

Não me vou armar em entendido, que não sou. A informação será condensada a partir de recolhas que vou fazendo. Mas acho interessante partilhar (e aprender, ao mesmo tempo) coisas que fazem parte da nossa cultura e da nossa vida.

A verónica executa-se segurando o capote com as duas mãos, quase sempre de perfil, de forma a alongar a investida. É um passe clássico, de grande beleza, e marca, por norma, o início da faena.  O temple e a proximidade ao toureiro conferem-lhe particular espetacularidade. A sua criação é atribuída a Costillares (1743-1800).

 Morante de la Puebla - provavelmente em "dia sim"

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma correção: não há passes de capote, mas sim lances. Os passes são dados com a muleta.

Anónimo disse...

QUANDO QUISER TREINAR UM PASSE DESSES VENHA AQUI AOS VALHASCOS NA SUA TERRA ETRAGA A MINHA PRIMA A VER SE LHE PICA O MICOBRIO DA AFCION ZEZA FIALHO SILVA

Santiago Macias disse...

Pois, eu disse que não sou entendido.
Obrigado pela correção. Antes de começar, verifiquei as várias opções e em muitos sites e blogues usa-se a expressão "passe". Em muitos outros "lance". Fico-me pela sua sugestão.

A minha amiga e colega Maria José não é aficionada. Mas é taurotolerante. Na última reunião de câmara apresentou uma proposta de apoio à edição de um livro sobre o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

Portugalredecouvertes disse...

a imagem é espetacular

tenho um sonho: que um dia coloquem umas almofadas espessas nas costas do animal, assim os toureiros poderiam espetar as banderilhas à vontade sem aleijar o touro,
alguma civilização que levaria mais pessoas às arenas