Os prémios da União Europeia do Património Cultural distinguiram, este ano, trinta projetos de quatro áreas diferentes.
Da lista fazem parte quatro laureados Portugal. Quero aqui manifestar o meu regozijo pelo reconhecimento internacional que o trabalho de Victor Mestre e de Sofia Aleixo acaba de conhecer. O prémio, no âmbito da Conservação (categoria 1) reporta-se à notabilíssima intervenção levada a cabo no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Cabe também referência à distinção atribuída à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, no âmbito da categoria 3 (Contributo Excecional).
A que propósito vem a referência? É que Victor Mestre e Sofia Aleixo são autores de três projetos no âmbito da conservação, no concelho de Moura. Um deles está em obra. E Conceição Amaral, diretora do Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, tem, por diversas vezes, prestado serviços à Câmara de Moura, no domínio cultural.
Estamos, portanto, bem acompanhados. Isto vem, também, dar razão ao método de trabalho que, na Câmara Municipal de Moura, temos vindo a seguir. Faz sentido, mais que nunca, citar uma máxima célebre: Gouverner, c'est choisir (Pierre-Marc-Gaston de Lévis - 1764-1830)
Veja-se a lista completa em http://www.europanostra.org/laureates-2013/
Sem comentários:
Enviar um comentário