terça-feira, 29 de março de 2016

NA CRISTINA

Continua a ser um dos locais preferidos dos mourenses para fazer a Segunda-Feira de Páscoa. Há uns anos, a estrada do Pedrogão chegou a ser alternativa, mas a tradição (e a proximidade à cidade) fez com que a tradição fosse retomada. O sítio não é exatamente o mesmo. Hoje, o dia é passado a nordeste da antiga entulharia (letra A). Nos meus tempos de juventude, ia-se para o lado direito da estrada, a seguir à linha de água (letra B). O espírito é o mesmo, salvo que hoje há muito mais automóveis e quase se perdeu o hábito de ir a pé para o campo.

Por resolver (para mim, pelo menos), está o topónimo pelo qual o sítio é conhecido. "Cristina" parece pouco lógico e, a menos que remeta para o apelido de um antigo proprietário (vejam-se os casos, no concelho de Moura, de Cid Almeida ou do Castelo das Guerras) ou para o nome própria de uma antiga dona, fica a possibilidade de uma corruptela de qualquer outra designação.

Recorde-se, em todo o caso, que todo aquele espaço se deverá sobrepor a uma antiga villa romana, cujos vestígios são detetáveis numa vasta extensão. Conserva-se ainda o nome de S. Cristovão, orago muito antigo e quase sempre ligado a este tipo de ocupações. A arqueologia se encarregará, um dia, de confirmar estas suposições. 

Sem comentários: