sexta-feira, 17 de maio de 2019

UMA HISTÓRIA DE NUDISMO: TUDO PRA TRÁS!

Foi há muitos anos, em Vila Nova de Milfontes. Não fui, para grande pena minha, testemunha presencial dos factos. O episódio foi-me contado pela Elisa e pelo Zé, meus queridos tios. Havia, pela primeira vez, a prática do nudismo nas praias portuguesas. Os meus tios não praticavam a modalidade, mas não lhes passava pela cabeça mudar de praia só por esse motivo. Quem estivesse habituado ou não se incomodasse com a novidade (au contraire, por vezes...), não ligava muito.

Um belo dia, chegou à praia um casal de velhotes - trajados de preto, bem a rigor - com os netinhos e aviados com a cesta do farnel. Mal deram a volta à rocha, deram com aquilo. O senhor largou a cesta, pôs os braços na horizontal, em cruz, e bradou "alto! tudo pra trás!". Os moços, de queixo caído, a avó descompondo o grupo de estrangeiros "vejam só esta pouca vergonha... parece mentira". E abalaram. O dia continuou, com naturalidade.

O episódio faz parte das reuniões de família. O tudo pra trás! tem-me vindo hoje à memória.

Adão e Eva - obra de Masaccio

Sem comentários: