domingo, 26 de maio de 2019

PARA OS DEVIDOS EFEITOS SE DECLARA QUE...

Tornaram-se comuns, nas primeiras semanas a seguir ao 25 de abril de 1974, as declarações nos jornais, sob a forma de anúncio, segundo a qual cidadãos declaravam nunca ter sido agentes da PIDE/DGS. Havia, por vezes, confusões de nomes ou de fisionomia, que causavam situações desagradáveis.

Ao saber, pelo facebook do meu amigo Rafael Rodrigues, que há alvarás das eleições europeias em meu nome, mas assinados pelo atual Presidente da Câmara de Moura, fiquei perplexo. Perguntei-me "como é que é possível?". E vejo-me na obrigação de, um destes dias, publicar uma declaração: "Para os devidos efeitos se declara que, desde dia 21 de outubro de 2017, não sou Presidente da Câmara de Moura".

Ou fazer como aquele personagem do filme Pierrot le fou, de Jean-Luc Godard quando, quando lhe chamavam Pierrot respondia "Je m'appelle Ferdinand!".

Sem comentários: