quinta-feira, 2 de maio de 2019

OUTRA VEZ A DÍVIDA DA ÁGUA…

Há quase seis meses que não escrevia um texto sobre política local. Não tinha a mínima intenção de o voltar a fazer, nos próximos tempos. Depois da série de perfeitos disparates que me levaram a escrever um texto sobre as “fake news” na Câmara de Moura pensava ter algum sossego. Qual quê…

Volta, não volta, lá vem a conversa fiada da dívida da Câmara. E, de forma obsessiva, a dívida da água. O que revela má-fé e falta de capacidade para se enfrentarem os
problemas, que fazem parte do quotidiano de uma Câmara.

Frase dita e repetida: “os executivos da CDU não pagaram as faturas de fornecimento da água”, afirma o atual executivo, liderado por Álvaro Azedo. Esta afirmação é uma mentira grosseira. E uma mentira várias vezes repetida pode ser aceite como verdade por algumas pessoas, menos atentas. Vou ter, assim, de voltar a dizer o que já escrevi. O acordo de pagamento da dívida da água com a ÁGUAS PÚBLICAS DO ALENTEJO foi aprovado pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal em 2014. O PS votou a favor desse acordo. O qual foi posto em prática de imediato. E foi cumprido. Verbas pagas, tanto do acordo, como da faturação corrente? 1.139.000 euros em 2015, 1.251.000 euros em 2016, 1 188.000 euros em 2017. Essa é a realidade do nosso mandato. Valores da dívida à AGDA? Esse valor era de 1.163.000 euros no momento em que deixámos funções. Sublinho que esses números se reportam aos valores em atraso mais à faturação corrente. Começou o mandato do Sr. Presidente Álvaro Azedo. Qual a evolução da dívida? Subiu para 1.708.000 euros em 31 de dezembro de 2018. Mais 545.000 de dívida em pouco mais de um ano. Uma Câmara de torneiras abertas.

Repito ainda: o novo executivo fez, em final de 2017, um novo acordo de pagamento. Do qual pagou, até final de 2018, ZERO. Se a dívida se acumulou, a responsabilidade é do Sr. Presidente Álvaro Azedo. Que devia assumir essa responsabilidade, e não atirá-la para cima de executivos anteriores. Fica a curiosidade em saber qual será o montante da dívida da água no final deste mandato. Saberá o executivo responder?

A Câmara tem pago outras dívidas? Sim, no seguimento da prática que vinha de trás. A Câmara pode pagar neste momento mais dívida? Sim, porque os investimentos feitos são perfeitamente ridículos. Com exceção dos contratos que deixámos assinados – obras da Torre do Relógio e do Bairro do Carmo –, só agora foi começada a obra da piscina. Nas freguesias, zero. Muita parra e pouca uva. É por isso que as despesas de investimento passaram de 4.945.000 em 2015 e 4.446.000 em 2017 para 2.916.000 em 2018. Muitas caminhadas, muitas festas, muitas visitas, muitas apresentações de projetos, quase nada de investimento. Pouquíssima obra e quase nada de inovação (não de inovação no papel, mas da que se concretiza e da que faz a diferença).

Continuo tranquilamente o meu trabalho, que também inclui Moura (incluirá sempre!). Continuo na expectativa. E aguardo, bem entendido, a auditoria que a Inspeção-Geral de Finanças iria fazer ao nosso mandato. Já foi pedida?


Crónica publicada hoje, em "A Planície".