segunda-feira, 29 de julho de 2019

CINEMA 15

Foi uma revista importante no começo da adolescência. O tempo torna as coisas difusas. Juraria que surgiu no verão, mas as informações disponíveis apontam para o inverno de 1975. Creio ter comprado todos os números. A revista teve curta existência. Era dirigida por Américo Leite Rosa e tinha como editor Vitoriano Rosa. Os textos eram claros, bem escritos e concisos. Não era uma revista "de esquerda", nem se debruçava sobre cineastas então muito incensados - qualquer demagogia pseudo-marxista passava por genialidade... -, mas também não era isso que eu procurava na revista.

Aos 12 anos, tudo era uma descoberta para quem queria ser cineasta. E dessas leituras retenho, entre outras  coisas, os textos de uma portuguesa chamada Leolina Clara Gomes Dias Simões (1925-2002), que se tornou conhecida com o pseudónimo de Clara D'Ovar. É um nome que está hoje esquecido, mas que teve papel importante nos anos 60 e 70. As crónicas que assinava, pícaras e pouco convencionais, faziam-me rir até às lágrimas.

Não me tornei cineasta. Fiquei-me pela cinefilia. Faz-se o que se pode.

Sem comentários: