quarta-feira, 9 de outubro de 2019

O NOME DIZ-ME ALGUMA COISA...

É uma jovem simpática. Tem a idade da minha filha mais nova. Licenciou-se na NOVA, em FCSH, na área de Comunicação. No outro dia mencionei-lhe o nome de José Mattoso. Sabia que tinha sido lá professor, menos mal. Já a referência a Oliveira Marques (1933-2007) mereceu-lhe o seguinte comentário “não sei quem é, mas o nome diz-me qualquer coisa”. O nome que lhe diz qualquer coisa foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade onde ela estudou. Foi um dos historiadores mais marcantes da segunda metade do século XX, com obra de grande importância no domínio da Idade Média.

Foi diretor da Biblioteca Nacional de Portugal entre 1974 e 1976.

Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa (a partir de 1976), foi presidente da comissão instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e presidente do conselho científico Faculdade.

Em 1980 fundou o Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, a cujo labor se deve, entre muitas outras coisas, a publicação das chancelarias e das cortes.

Já praticamente retirado do Departamento de História, ainda tive a sorte de o ter como professor no mestrado, em 1991/92. Um privilégio raro, ainda para mais por eu ser o único aluno desse mestrado. Acreditem que o Prof. António Oliveira Marques foi bem mais do que um nome que "diz qualquer coisa". Mas é a isso que estamos fadados, não é verdade?

Sem comentários: