segunda-feira, 7 de outubro de 2019

7.10.1969 - PRIMEIRO DIA NA ESCOLA PRIMÁRIA

No primeiro dia, fui levado e mostraram-me o caminho. No segundo, disseram-me "já sabes onde é a escola, não te atrases". Tinha 6 anos e a escola não ficava muito longe. Da Rua Nova da Estação à Rua da Assaboeira (nome antigo) são uns 700 metros. Quase 3 quilómetros a pé por dia, o que só me fazia bem. Fizesse chuva ou sol. Não tínhamos carro, bem entendido. Só fui uma vez de táxi, no dia em que caí da cama e parti a cabeça, tive de ser suturado no hospital e ala para as aulas (de carro, o que causou alguma sensação...), que não há cá tempo para mariquices.

Foi a minha primeira e mais importante escola. Como tive oportunidade no explicar à Professora Jacinta Acabado no dia em que lhe fui oferecer a minha tese de doutoramento, sem ela nunca teria ali chegado (ler também aqui).

Faz hoje 50 anos que entrei para a escola primária. Foi a 7 de outubro de 1969. Era  uma terça-feira.


A nossa primeira escola: Rua Dr. Garcia Peres, 45 (1º. andar)

Alunos dos anos 1969/1973:
António Manuel Pato Oca
Carlos José Albardeiro Barradas
Carlos Manuel Coelho Brito
Carlos Manuel Ramos Pinto
Fernando Brito Oliveira Pinto
Helder Barqueta Condeça Feliciano
Helder Silva Arsénio
Joaquim Elias Andrade Ventinhas
Joaquim Manuel Moita Araújo
José António Beiras Sinfrónio
José Carlos Oliveira Farinho
Luís José Fonseca Infante
Rui Manuel dos Santos Pires Marques
Santiago Augusto Ferreira Macias
Vanda de Jesus Lopes Oliveira Gomes

1 comentário:

Unknown disse...

Para sempre ligado a esse largo, na porta pequena abaixo dessa com as ombreiras em pedra que era a (casa do Monsenhor Correia),mas fazendo parte do mesmo prédio nasci eu no dia 28 de maio de 1956,quase empresa frente era a escola do Professor Soldado