domingo, 18 de dezembro de 2022

STARDUST MEMORIES Nº. 64: ONTE'AGORA

Ouvi, há dias, uma expressão hoje em vias de desaparecimento. Pelo menos assim me parece. Há anos que não ouvia ninguém dizer onte'agora. No sentido de "há pouco" ou "ainda agora". Recordei-me depois que era expressão que usava muito em jovem, em espacial quando falava com os meus avós.

Também era comum dizer-se onde'agora ou, mais vincadamente, ontiagora. Não sei se é expressão de outras regiões. Alentejana é, seguramente.

Os homens da fotografia diziam onte'agora, aposto.

Fotografia publicada na página do facebook Não me mexam nos JPEGs:

Thérèse Bonney, 

Homens em carro de mula, 

Montemor-o-Novo, Portugal, 1941

1 comentário:

Anónimo disse...

Outra também que falava com os meus avós: pranta já isso aí (coloca já isso aí)!