sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

TURISMO: QUANDO O FUTURO TEM UM LINDO E PROMISSOR PASSADO

O texto data de 2007. Reproduzo-o, abstendo-me de comentários:

"No passado dia 6 de Agosto pelas 20,30 horas no Auditório Municipal de Reguengos, o Conselho de Administração da SAIP (Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações SA) apresentou publicamente o projecto Parque Alqueva, numa sessão organizada pela Câmara Municipal de Reguengos, aberta ao público e presenciada por cerca de uma centena e meia de pessoas.

Na sessão estiveram presentes, Victor Martelo Presidente da Câmara Municipal de Reguengos, José Roquette, presidente do Conselho de Administração da SAIP, Luís Correia da Silva, presidente da Comissão Administrativa da SAIP e Maria Leal Monteiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, entre outras individualidades.

O Parque Alqueva é um empreendimento turístico considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo e vai ser construído no concelho de Reguengos de Monsaraz, num investimento próximo de mil milhões de euros.

O Parque Alqueva, empreendimento turístico que vai criar cerca de dois mil postos de trabalho directo e que deverá iniciar a sua construção nos próximos meses, pretende desenvolver-se em três herdades no concelho de Reguengos de Monsaraz, apresentando conceitos diferentes em cada uma delas. Cultura e sofisticação na Herdade do Roncão, vivência bucólica na Herdade das Areias e vivência activa na Herdade do Postoro. Nestas comunidades, serão construídos sete hotéis, quatro campos de golfe, aldeamentos turísticos com villas, townhouses e apartamentos, clube de golfe com Health & Fitness, Spa, salão de jogos, restaurante, bar, salas para reuniões e espaço social, centro equestre, campo de férias, praia fluvial, porto de recreio, comércio e serviços. Para além destas infra-estruturas, o Parque Alqueva terá ainda agricultura biológica, quinta pedagógica, observatório de avifauna e percursos de observação da natureza, um centro desportivo com ginásio, campo multiusos, anfiteatro, duas piscinas (interior e exterior), parque de actividades ao ar livre, trails e a possibilidade de praticar desportos náuticos, ténis, ciclismo, hipismo e tiro com arco, entre outros. Parque Alqueva cativa empresários locais Entretanto, numa atitude inédita no nosso concelho, o promotor do empreendimento, efectuou no dia 12 de Agosto, pelas 10:30 horas, no Auditório do Pavilhão Multiusos, durante a Exporeg, uma reunião de apresentação do Parque Alqueva aos agentes económicos, explicando a calendarização prevista para a sua implementação no terreno e as oportunidades de negócio que a economia do concelho e os empresários podem esperar do projecto turístico.

Alguns empresários confirmaram à nossa redacção que classificam esta atitude como muito positiva e que consideram que este exemplo deve ser seguido por outros promotores por forma a que os grandes investimentos turísticos previstos para a região não sejam desaproveitados pela economia local."

Sem comentários: