sábado, 13 de janeiro de 2024

CAMARATE

"Podia dar-te para pior". É uma afirmação que ouço, com regularidade, a amigos e familiares. Hoje, a meio da tarde, resolvi ir à procura de um sítio. O local onde onde se deu o acidente do Cessna na noite de 4 de dezembro de 1980. Um parêntesis para deixar claro que a ideia do atentado nunca me pareceu ter pernas para andar. O que sempre me pareceu inacreditável é que seja possível o primeiro-ministro e o ministro da defesa (e acompanhantes) entrarem num aeronave com um registo de segurança pouco recomendável. Coisas tipicamente lusitanas que, naquela noite, acabaram em tragédia.

É extraordinário que tivesse de andar às apalpadelas para encontrar o sítio. Não está referenciado em parte nenhuma (nem no google). Recorri a métodos impressionistas, pouco científicos, mas que deram resultados. Sabia que o avião tinha descolado da pista 17/35, hoje desativada, e que se despenhara pouco depois. Quando vi uma placa indicando Bairro das Fontainhas fez-se-me luz "é este o sítio". Numa rua estreitinha abordei um morador que me apontou uma placa numa parede, explicando "foi aqui mesmo". Eu tinha passado pela placa sem a ver...

Tenho uma convicção antiga. Sempre lidámos mal com a(s) memória(s) neste nosso Portugal.





Sem comentários: