quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

MOURA - CENTRO HISTÓRICO

A publicação deste portal (VORTEXMAG) destinada à divulgação de temas diversos data de final do ano passado. Moura está neste lote de 15 centros históricos. É um estudo científico? Não é. Mas representa bem o reconhecimento do que foi feito, ao longo de anos, em torno do Centro Histórico de Moura. Desde 1988 que é um dos centros da ação política da CDU (foi em 1988 que foi lançado o Plano de Salvaguarda). O investimento dá frutos, mas só no longo prazo. Tem de ser prosseguido de forma consistente, com determinação e resistindo às tentações do fogacho imediato.

Há coisas a fazer? Ainda e sempre. No plano da reabilitação foram, em 2016, traçadas novas metas e preparados novos desafios. Que precisam de coragem, de conhecimentos, de preparação e de ousadia. Muito mais que de "termos de referência", de burocracia, de empecilhos e dos manitous cheios de presunção que enxameiam tantos serviços camarários...

Duas frases emblemáticas:
Labor omnia vincit
e
A inveja é a homenagem que a inferioridade presta ao mérito - frase atribuída ao matemático Victor Puiseux (1820–1883). Nisso estaremos sempre de acordo. Este foi um trabalho coletivo de muitos anos, António Lamas de Oliveira, Luís Raposo, José Maria Pós-de-Mina, Rafael Rodrigues, Maria José Silva, José Oliveira, Céu Rato, José Gonçalo Valente, Joaquim Simões, Ana Farinho, André Linhas Roxas. Certo?

Ver:
https://www.vortexmag.net/os-15-centros-historicos-mais-bem-conservados-e-bonitos-de-portugal/3/


Sugiro ainda estes dois links:

http://santiagomacias.org/AUTARQUIA/Moura_Regeneracao_Urbana_2013.pdf

http://santiagomacias.org/AUTARQUIA/revista_12_2015.pdf