terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

ONDAS DO MAR DE ALQUEVA


A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) promoveu, entre 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018, o procedimento de consulta pública da proposta de lista de águas balneares para o ano de 2018. Em volta de Alqueva há quatro espaços previstos: dois (novos) no concelho de Portel, um em Mourão, outro em Reguengos de Monsaraz.

Elliott Erwitt, Brighton, 1966

Ondas do mar de Vigo,

se vistes meu amigo?

e ai Deus, se verrá cedo?

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
e ai Deus, se verrá cedo?

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
e ai Deus, se verrá cedo?

Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
e ai Deus, se verrá cedo
  

O poema "Ondas do mar de Vigo" foi citado, mas não transcrito, em finais de novembro passado. A propósito de um passeio à praia de Scheveningen. É um dos nossos mais belos poemas medievais. Autor? Martim Codax, de quem pouco se sabe. Era galego e viveu entre meados do século XIII e inícios do século XIV.

Sem comentários: